A construção faseada de um novo hospital no concelho, numa parceria entre a Câmara Municipal do Montijo e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos montijense e alcochetano, é uma das apostas fulcrais do programa eleitoral do cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS-PP, João Afonso.
“Entendemos que caberá às IPSS do Montijo e de Alcochete a construção faseada de um novo hospital que sirva este universo de 70 mil pessoas. A Câmara Municipal [do Montijo] será um parceiro neste projecto e nele se empenhará”, afirma João Afonso, que defende o exemplo do modelo idêntico ao do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
“O serviço público de saúde prestado no Montijo está muito, mas muito, aquém das necessidades da população”, considera o candidato à presidência da Câmara do Montijo, acrescentando que o modelo do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo criado em 2008 “marginalizou” as populações do Montijo e Alcochete que representam “cerca de 70 mil pessoas”.
Em comunicado, João Afonso sublinha que “o serviço público de saúde prestado actualmente à população do Montijo é pior em comparação com aquele que era prestado em 2007”, antes da criação do centro hospitalar.
A concluir, o cabeça-de-lista da coligação “Muito Mais Montijo” garante a proposta que apresenta “será financeira e economicamente rentável”.
A proposta de João Afonso enquadra-se num modelo de unidade de saúde que o candidato visitou em Vila do Conde, disponibilizando um vídeo com as condições aí encontradas.