Reabilitação do espaço permite acesso a todas as crianças e homenageia a floricultura local
O jardim infantil no Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro, no Montijo, foi reaberto no passado sábado, mas agora com piso e brinquedos novos, que permitem o usufruto a crianças com necessidades especiais e que, ao mesmo tempo, homenageiam a floricultura local.
A reabertura foi assinalada a rigor com a presença de autarcas locais e também por uma representante da empresa que assumiu a renovação do espaço. A inclusão foi palavra-chave no desenvolvimento do projecto. “[Houve] A preocupação em fazer um parque inclusivo para todas as crianças.
Este parque foi pensado para crianças com mobilidades reduzidas a nível físico e também sensorial”, disse Iara Paula, terapeuta ocupacional, responsável pela implementação de parques infantis inclusivos na Play Planet.
Já Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal, explicou a opção pela escolha das flores como temática central do renovado espaço. “Tem como objectivo homenagear a floricultura e em especial a gerbera, uma vez que o concelho do Montijo é o maior produtor desta flor”, lembrou o autarca.
A opção pelos novos elementos de recreio e decorativos tem, porém, a si associada uma outra função. “As cores vivas presentes nas flores, nos brinquedos e no piso, são um estímulo sensorial para as crianças portadoras de deficiência cognitiva”, explicou o edil, sem deixar de assinalar a prioridade dada pelo município às questões da igualdade e da inclusão.
“Temos orgulho neste equipamento por ser acessível a todas as crianças, sejam ou não portadoras de deficiência, com todas as condições para que os familiares possam acompanhar os seus descendentes e ser um ponto de encontro”, concluiu.