12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Jardim da Casa Mora recebe amanhã artes, gastronomia e até massagens tailandesas

Jardim da Casa Mora recebe amanhã artes, gastronomia e até massagens tailandesas

Jardim da Casa Mora recebe amanhã artes, gastronomia e até massagens tailandesas

Mostra da Interculturalidade visa a integração das comunidades migrantes no concelho e encerra o programa ‘Montijo Lugar de Encontros’

 

Música, dança, artesanato, gastronomia e até massagens tailandesas são as propostas da Mostra Intercultural das Comunidades Migrantes que marca, já amanhã, o encerramento do programa “Montijo Lugar de Encontros”, promovido pela Câmara Municipal. A iniciativa vai decorrer entre as 18 horas e a meia-noite no Jardim da Casa Mora.

- PUB -

Segundo a autarquia, vão estar representadas no evento culturas de países de quatro continentes. “Desde a Europa à Ásia, passando pela África e pela América do Sul”, lê-se na publicação promocional que o município apresenta na página que administra no Facebook. “Ao longo do evento poderá degustar e apreciar diversos pratos e comidas típicas, identitárias da cultura das comunidades migrantes, através de vários momentos de showcooking. No Jardim Municipal Casa Mora existirá ainda uma tenda de massagens tradicionais tailandesas”, adianta.

A programação arranca com a actuação do Rancho Folclórico Juventude Atalaiense (18h30) e prossegue com o grupo Show África, de batucadeiras de Cabo Verde (19 horas).

A partir das 19h30 e até às 21 horas, o chef Samuel Sousa, com a colaboração de migrantes, realiza-se um “showcooking” de comidas do mundo. Segue-se a actuação do grupo de dançarinas hindus e tailandesas (21h15) e um workshop de danças brasileiras (22 horas). O grupo “Da Banda”, de música africana, actua a partir das 23 horas, no encerramento da mostra.

- PUB -

Em nota de Imprensa, o município salienta que a acção enquadra-se “no Plano Municipal para a Integração de Migrantes”. Integrar a comunidade migrante na residente é o objectivo da iniciativa.

“Agregando toda a acção no evento-âncora ‘Montijo Lugar de Encontros’, o qual, por si, já traduz a vontade de unir e agregar, materializando o princípio máximo que o identifica, esta mostra procura dar a conhecer exemplos de empreendedorismo no seio da comunidade migrante do concelho de Montijo e do potencial que nela existe”, sublinha a autarquia, que realça ainda outras vantagens associadas ao evento. A acção concorre para “a partilha e troca de ideias” e, sobretudo, para “desmistificar preconceitos culturais”, o que contribui para “um acolhimento pleno e justo de todos aqueles que, de diferentes formas e com diferentes talentos, podem ajudar a desenvolver a economia local e o tecido cultural montijense”, defende a edilidade.

Os saberes, costumes e talentos oriundos de vários pontos do mundo vão fundir-se numa mostra que promete animar o Jardim Municipal da Casa Mora.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -