Nova valência da unidade hospitalar montijense está concluída. Tem seis gabinetes médicos e duas salas de enfermagem
É já a partir da próxima semana que entra em funcionamento uma nova valência na unidade hospitalar do Montijo. Trata-se do hospital de dia de psiquiatria, cuja abertura ocorreu na última quarta-feira. Mas as consultas, de psiquiatria e psicologia, só começam a ser realizadas na semana que aí vem.
O novo serviço, que representou um investimento na ordem dos 200 mil euros, foi instalado numa ala que se encontrava desocupada – onde funcionou o serviço de medicina interna – no hospital montijense. Segundo a Câmara Municipal do Montijo, o hospital de dia de psiquiatria “coloca à disposição dos cidadãos seis gabinetes médicos, duas salas de enfermagem, grupos terapêuticos, espaço de cozinha e refeitório” e “dá uma resposta articulada a várias faixas etárias”.
Um dos objectivos que levaram à criação desta resposta na unidade hospitalar montijense passa por “garantir a continuidade dos cuidados assistenciais aos doentes após a alta do internamento”, anunciou a administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), ainda antes da conclusão dos trabalhos de instalação da nova valência. O hospital de dia de psiquiatria, ainda de acordo com a informação divulgada pelo CHBM, é destinado a utentes com possibilidade de reabilitação que se encontrem “em fase de recuperação de episódios agudos ou de difícil estabilização clínica” e que necessitem de intervenção diária e intensiva.
O novo serviço deverá contar com uma equipa multidisciplinar, que integra psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social.
Centro de saúde abre ainda este ano
À margem do novo hospital de dia de psiquiatria, continuam a decorrer também na unidade hospitalar do Montijo as obras de construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) Aldegalega. E a entrada em funcionamento do novo equipamento já tem data prevista. “A abertura do centro de saúde está prevista [ocorrer] entre Setembro e Outubro deste ano”, revelou a Câmara Municipal do Montijo, na sequência de uma visita recente de Nuno Canta, presidente da autarquia, ao espaço.