Génio do músico e maestro Jorge Peixinho relembrado este sábado no Montijo

Génio do músico e maestro Jorge Peixinho relembrado este sábado no Montijo

Génio do músico e maestro Jorge Peixinho relembrado este sábado no Montijo

A Casa da Música no Montijo vai assinalar o nascimento de uma figura grande no panorama musical entre as décadas de 60 e 80

O compositor, pianista e maestro Jorge Peixinho faria 84 anos este sábado, 20 de Janeiro, dia em que será relembrado com um espectáculo com programação dupla na Casa da Música Jorge Peixinho, no Montijo.

- PUB -

Neste espaço cultural da Câmara Municipal do Montijo, gerido pela Companhia Mascarenhas-Martins, o público tem entrada gratuita para dois eventos. Às 16h00, entre música e debate a proposta é “Peixinho à solta” e uma conversa sobre Jorge Peixinho, às 21h30 começa o Concerto “Movimento para a modernidade”.

Segundo a organização do programa, durante a tarde é possível escutar a música do compositor em vários recantos da Casa da Música Jorge Peixinho, isto no evento “Peixinho à Solta”, ao qual se segue uma conversa com a participação dos directores artísticos do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.

À noite, é de assistir ao concerto “Movimento para a modernidade”, o qual é baseado no concerto inaugural do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, que se realizou a 22 de Agosto de 1970. Vão ser interpretadas obras de compositores históricos do século XX como Henri Pousser, Friedhelm Döhl ou Anton Webern, a que se juntam duas obras de Jorge Peixinho e apresentação em estreia mundial de uma obra encomendada ao compositor Luís Pena.

- PUB -

As reservas são feitas na bilheteira@mascarenhasmartins.pt
Jorge Manuel Rosado Peixinho, nasceu no Montijo em 1940, e veio a morrer em Lisboa em 1995. Foi compositor, pianista e maestro, tendo sido considerado um dos maiores do seu tempo.

Assumiu um papel fundamental na actualização do panorama musical entre as décadas de 60 e 80, não apenas através da sua actividade criativa, mas também enquanto incansável divulgador, ensaísta e intérprete.

Actualmente, além de dar nome a uma avenida e a uma Escola Secundária, é ainda o ex-líbris da nova Casa da Música Jorge Peixinho.

- PUB -

A Companhia Mascarenhas-Martins é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção Geral das Artes, Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -