Construções artísticas florais, espectáculos, animação de rua, mercado e tasquinhas foram algumas das actividades promovidas
A flor foi rainha neste fim-de-semana em duas cidades da região. A Avenida Luísa Todi em Setúbal e a Praça da República em Montijo reluziram com um colorido diferente e libertaram um aroma perfumado, complementados por um conjunto de actividades que atraíram milhares de pessoas ao espaço público.
No centro do Montijo, que se intitula como capital da flor, as construções artísticas florais, de diversas formas e feitios, tiveram até a particularidade de assinalar os 50 Anos da Liberdade – não passaram despercebidos os cravos gigantes em frente ao edifício da Galeria Municipal e ao “lettering” instalado na principal praça montijense.
As iniciativas arrancaram logo pela manhã de sexta-feira e envolveram os mais jovens das escolas e jardins-de-infância do concelho, que deixaram mensagens (postais) a bailar ao vento (como que de roupa estendida em cordas se tratasse) na zona central da cidade. O espaço da baixa montijense, envolvido por decorações com milhares de flores naturais, recebeu insufláveis, mercado floral, tasquinhas, animação de rua e espectáculos musicais, além de um desfile de moda promovido pelo comércio local, ao longo dos últimos três dias.
Tiago Nacarato foi o primeiro, na noite de sexta-feira, a subir ao palco instalado na Praça da República, que acolheu na noite de sábado o grupo Bizu Coolective e, ao final da tarde de ontem, a actuação da cantora e actriz Soraia Tavares, que assinalou o encerramento da festividade.




De permeio, mostraram-se ao público o Grupo da Escola de Artes Sinfonias & Eventos, o artista Chico Moreno, que animou a malta na zona das tasquinhas, o DJ Luís Pedro Gomes, a academia Dance Fusion, além de oficinas de flores e outras acções abertas à participação dos interessados. E o desfile de moda, realizado ontem à tarde, voltou a constituir-se como um dos principais momentos de encanto do evento.
Mas, a Festa da Flor do Montijo não se ficou apenas pela baixa da cidade. Ao certame associou-se, como vem sendo habitual, a superfície comercial Alegro, com um programa autónomo de actividades e espaços decorativos condizentes, mas subordinados ao tema do futebol, tendo em conta a contagem decrescente para o Euro 2024. Uma exposição com camisolas utilizadas em várias campanhas da principal Selecção Portuguesa em europeus e mundiais foi um dos atractivos maiores para os visitantes do espaço comercial. A animação neste espaço contou com demonstrações de dança do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) e também da academia Dance Fusion e com a actuação do grupo HMB. As celebrações no Alegro envolveram ainda a CERCIMA e o Clube Olímpico do Montijo.
O concelho montijense assegura cerca de 75% da produção nacional de “flor de corte” e é o maior produtor de gerberas da Península Ibérica.