Anjos, Bárbara Bandeira e Mariza são cabeças-de-cartaz. Noites de comes e bebes e dos pescadores agendadas para dia 28
Com um orçamento global a ultrapassar os 400 mil euros e um total de 132 eventos, as Festas Populares de São Pedro, do Montijo, arrancam no próximo dia 25 e terminam a 1 de Julho.
Anjos, a abrir, Bárbara Bandeira, de permeio, e Mariza, a fechar, são os principais nomes artísticos do programa desta edição, conforme já havia avançado O SETUBALENSE.
O cartaz foi confirmado na passada terça-feira, durante a cerimónia de apresentação do evento, que teve lugar no Jardim Municipal da Casa Mora.
As actividades vão repartir-se por um total de sete palcos – o principal volta a ficar instalado na zona ribeirinha – ao longo dos sete dias.
A abertura dos festejos realiza-se pelas 19 horas do próximo dia 25, em frente aos Paços do Concelho. Artes marciais, bailes, dança e a primeira de oito largadas de toiros integram a programação do dia inaugural, que engloba ainda o concerto com Anjos, pelas 22h30, no palco da zona ribeirinha.
Uma aula prática de toureio de avaliação com reses bravas, na Praça de Toiros, e os espectáculos com Sinfonia & Eventos (palco Praça da República), Chave d’ Ouro (palco da Avenida) e Martim d’ Aires (palco Arraial dos Pescadores) são os destaques da segunda noite das festas.
No dia 27 actuam, à noite, as bandas filarmónicas da AMUT e da Sociedade 1.º de Dezembro do Montijo, além de Bárbara Bandeira, que vai subir ao palco da zona ribeirinha à mesma hora (22h30) que a Banda da 1.º de Dezembro (no palco da Praça da República).
O dia 28 está reservado para a Grande Noite de Comes e Bebes (Rua Joaquim de Almeida) e para a Noite do Pescador (Avenida dos Pescadores), ambas a partir da meia-noite. Antes realiza-se a habitual corrida de toiros.
Os destaques do dia 29 recaem nas Procissões Fluvial (11 horas) e Nocturna (21h30). Para dia 30 está agendado o VIII Concurso de Embarcações Engalanadas (11 horas), marchas populares (21 horas) e a II Grande Noite de Fados (22 horas).
O último dia é marcado pela actuação de Mariza (22 horas) no palco da zona ribeirinha. O fogo-de-artifício com queima do batel, à meia-noite, encerra as festividades.