Workshops, concertos e animação de rua até domingo na baixa. Alegro volta a associar-se ao evento e apresenta Herman José e CRAM, entre outras iniciativas
O “centro” da cidade montijense vai apresentar-se, a partir da manhã de hoje e até ao próximo domingo, engalanado com decorações coloridas e frescas, próprias desta estação do ano. A Festa da Flor está de regresso à Praça da República e à Praça Gomes Freire de Andrade.
Workshops florais, concertos e animação de rua integram a vasta programação deste evento, com periodicidade anual.
Segundo a Câmara Municipal do Montijo, entidade promotora da iniciativa, a Praça da República “recebe este ano, além do tradicional Mercado de Flores, o Season Market, um mercado vibrante, com dezenas de marcas, pequenos negócios locais mas também marcas de prestígio, que oferecem uma variedade de produtos e serviços de qualidade”.
Já na Praça Gomes Freire de Andrade, os visitantes vão poder desfrutar de “um espaço dedicado à Street Food Tour, onde os sabores regionais não irão faltar com propostas para todos os gostos”.
“A música dá o tom a este ambiente descontraído e acolhedor, onde a Primavera se irá celebrar com flores, aromas e sabores. Para os mais novos haverá ainda um espaço infantil com propostas para muitas brincadeiras”, adianta o município.
Apesar da inauguração acontecer hoje no “centro” da cidade, a Festa da Flor já pôde começar a comemorar-se ontem com a apresentação oficial do evento no Alegro Montijo, espaço que se associa à iniciativa com uma programação própria.
Nesse âmbito, até domingo, a unidade comercial propõe-se a celebrar o universo dos videojogos com mais de mil flores naturais. Três spots florais ao longo do centro “transportam os visitantes para os mundos de Pac-Man, Tetris ou Super Mario”, salienta a entidade gestora da superfície comercial.
Para hoje, a partir das 21h30, está reservada a actuação do humorista Herman José, na Praça do Moinho, no piso 0. O espectáculo é gratuito. E amanhã actuam na unidade comercial a escola de dança The Pack, pelas 16 horas, e a partir das 21 horas mostra-se ao público o Conservatório Regional de Artes do Montijo.
O programa de comemorações no Alegro completa-se com a “Exposição da Empatia”, uma mostra que estará patente ao público durante um mês no Piso 1, junto aos cinemas, e que é “composta por 45 peças florais criadas pelos alunos das escolas de Montijo e Alcochete”.
A Festa da Flor marca o início da programação municipal “Montijo Lugar de Encontros”.