O novo presidente da Câmara realçou, na tomada de posse, o carácter independente do novo executivo e prometeu governar para todos com espírito de missão
“Chegámos aqui como um movimento de cidadãos. Não trazemos siglas a comandar-nos, mas o Montijo por inteiro. O que melhora a vida no Montijo merece avançar, o resto não”. Esta foi uma das principais afirmações de Fernando Caria, durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos municipais, que decorreu na última segunda-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho.
O novo presidente da Câmara Municipal, eleito pelo movimento independente “Montijo com Visão e Coração”, voltou a focar a importância de uma gestão de proximidade e com transparência, para garantir que governará “para todos, com imparcialidade e espírito de missão”. E o caminho a seguir está definido: “Queremos ouvir mais para decidir melhor, explicar melhor para mobilizar mais.”
Ao longo de quase 16 minutos de discurso, o novo timoneiro dos destinos do município não deixou de valorizar a forma como o eleitorado decidiu terminar um ciclo para iniciar um outro futuro. “Hoje celebramos mais do que uma tomada de posse, celebramos a força viva da cidadania. A alternância democrática é sinal de boa saúde cívica. Onde existe alternativa, há futuro”, disse Fernando Caria, que reiterou ainda vários dos compromissos assumidos em campanha eleitoral.
A habitação – com o objetivo de conseguir a construção de 50 casas por ano – é uma das áreas prioritárias, tal como a saúde, a educação, a mobilidade, a segurança e o reforço dos cuidados com os espaços públicos. Mas, acima de tudo, frisou a necessidade de mudar o paradigma de gestão. “Modernizar a administração para servir o munícipe começa aqui, hoje. Menos labirintos e mais soluções, menos carimbos e mais obra”, prometeu.
Além da tomada de posse dos eleitos do executivo camarário, também foram empossados os membros da Assembleia Municipal e eleita a nova mesa do órgão deliberativo. A lista apresentada pelo movimento independente foi mais votada do que a apresentada pelo Chega. Nuno Ferrão é o novo presidente da Mesa da Assembleia Municipal, que tem como 1.º e 2.º secretários, respetivamente, Maria da Luz Henriques e Dinora Caetano.
Nuno Ferrão destacou a representatividade política presente na Assembleia Municipal, realçando desde logo o LIVRE – que se estreou a ir a votos no Montijo em autárquicas e conseguiu um mandato –, num discurso em que revelou “sentido de Estado”. “A pluralidade de opiniões é uma riqueza democrática. O que nos une é o propósito comum de lutar por um Montijo melhor, com mais qualidade de vida para as nossas populações”, lembrou, sem deixar de vincar o papel fiscalizador que o órgão deliberativo deve exercer sobre a Câmara Municipal.
Intervieram ainda na primeira reunião de funcionamento da Assembleia Municipal representantes das forças eleitas: Carlos Ferreira (Chega); João Massacote (“Montijo com Visão e Coração”), Teresa Tapadinhas (PSD), Diogo Vintém (PS), Gonçalo Magano (IL), Álvaro Saraiva (CDU) e Ricardo Castro (LIVRE).