A presidente da Junta de Sarilhos Grandes explica a decisão, garante que vai cumprir o actual mandato até ao fim e deixa críticas aos executivos municipais de PS e PCP
Dinora Caetano, presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, assume que irá recandidatar-se ao cargo nas autárquicas do próximo ano pelo movimento independente liderado por Fernando Caria, tal como O SETUBALENSE avançou em primeira-mão na sexta-feira passada.
A autarca, que foi eleita em 2021 como independente pelas listas da CDU, confirma agora que fecha um ciclo para iniciar outro, ao lado do ex-socialista que preside à Junta de Montijo/Afonoseiro.
“Apoio o movimento independente encabeçado por Fernando Caria. A vida é feita de ciclos e desafios, o que importa verdadeiramente não são as respostas imediatas, mas o caminho que escolhemos percorrer e o impacto que deixamos na vida das pessoas e nos lugares que amamos”, diz Dinora Caetano, que garante que a decisão “foi tomada com profundo sentido de responsabilidade e após reflexão pessoal e política bastante ponderada”.
Ao mesmo tempo, deixa implícito que se irá recandidatar à presidência da Junta de Sarilhos Grandes. “Agora, é momento de dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver, respondendo da melhor maneira ao voto de confiança que me foi dado pelos sarilhenses.”
A qualidade de independente, que é comum ao movimento que agora abraça, pesou na decisão tomada.
“É um novo projecto para o Montijo, sem precedentes, e constituído exclusivamente por independentes, o que o torna livre e focado na essência do concelho, colocando-o na primeira linha da luta e sem opiniões partidárias. Acredito que esta nova fase será mais eficaz na concretização dos objectivos que Sarilhos Grandes merece”, justifica, mas sem deixar de enaltecer o passado recente de ligação com a CDU. “Durante muitos anos, trabalhei de forma dedicada com a CDU e reconheço o valor e a importância do percurso que trilhámos juntos, tal como as pessoas pelas quais sempre terei enorme carinho.”
Razões e críticas
Dinora Caetano assegura que irá cumprir o actual mandato até ao fim e explica a adesão ao movimento independente, em detrimento de novo apoio da CDU. “Todos temos convicções profundas e o desejo de fazer a diferença pela nossa terra. Foi por isso que aceitei o compromisso com os sarilhenses em 2021, sendo candidata independente pela CDU. E é pela mesma razão que apoio este movimento independente, mas cumprindo com o compromisso que tenho como presidente da junta até final do mandato”, sublinha. E adianta: “As razões que nos movem não podem ser explicadas com facilidade, mas sim sentidas no coração de quem, todos os dias, luta por uma causa maior do que si mesmo.”
A autarca deixa ainda um alerta em defesa da sua freguesia e críticas aos ‘reinados’ de PS e PCP. “Sarilhos Grandes é uma freguesia entre dois centros urbanos e tem sido desde sempre bastante penalizada pelos executivos da Câmara Municipal do Montijo. Sarilhos Grandes merece jardins cuidados, condições financeiras e recursos humanos para fazer uma melhor higiene urbana e um apoio mais estreito à população e às escolas da freguesia. Sarilhos Grandes precisa dos apoios para um desenvolvimento sustentável”, atira, a concluir.