Recém-nascidos já podem sair da unidade hospitalar com o documento feito. Leonor Veiga estreou o novo serviço
Leonor Veiga nasceu no passado dia 26, pelas 20h00, no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM) e tornou-se na primeira bebé a sair da maternidade desta unidade com o Cartão do Cidadão já feito. Desde o passado dia 1 de Março, que passou a ser possível solicitar a emissão deste documento para os recém-nascidos na unidade hospitalar, no âmbito do espaço dedicado ao projecto “Nascer Cidadão”, anunciou o Gabinete de Comunicação do CHBM.
“A disponibilização deste novo serviço constitui uma mais-valia e simplificação do processo para os recém-nascidos e pais. Para ter o Cartão de Cidadão deve dirigir-se à Unidade do Registo Civil, situada junto à entrada do Serviço de Obstetrícia, no Piso 5, e efectuar o registo de nascimento da criança. Se o bebé ainda estiver internado, o funcionário do registo deslocar-se-á à enfermaria para a recolha da fotografia, depois é só necessário fornecer os restantes dados. O levantamento do documento será feito na conservatória escolhida pelos pais”, explica o CHBM.
Recorde-se que com o projecto “Nascer Cidadão” já era possível, desde 1 de Junho de 2008, fazer o registo imediato das crianças na unidade hospitalar, logo após o nascimento. Agora, também já possível fazer o Cartão de Cidadão. “Os pais podem fazer o registo dos seus bebés todos os dias úteis, entre as 13h00 e as 17h00. O registo de nascimento é gratuito, mas para o Cartão de Cidadão é necessário realizar um pagamento em multibanco”, acrescenta o CHBM.
A possibilidade de efectuar o Cartão do Cidadão na própria unidade hospitalar foi anunciada pelo Ministro da Saúde em 2016, no âmbito no programa de modernização administrativa Simplex+, como forma de tornar mais cómoda a prestação deste serviço.