Decorreu nas instalações da Escola Profissional do Montijo o I Congresso Ibérico de Saúde Oral Preventiva e Comunitária, organizado pela Clínica Médico Dentária Nossa Senhora da Atalaia, juntando pela primeira vez em Portugal um painel de oradores de renome científico na área da saúde oral.
Nomes sonantes de Portugal, Espanha e da Argentina participaram no evento, que decorreu nos dias 5 e 6 de Maio, registando-se ainda entre os congressistas, num total de 120, representantes de países como o Peru e a Itália.
Em discussão estiveram temas como a saúde oral na infância e na comunidade, a importância da prevenção, a promoção da saúde na escola, o sono, a saúde oral para professores e educadores. Além disso, foi levado a efeito um rastreio oral a 60 seniores dos projectos municipais, o qual avaliou o estado geral da saúde oral sénior no concelho.
A sessão de abertura teve como oradores Susana Falardo Ramos, médica dentista e organizadora do congresso, Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, Miguel Lopez Bermejo, professor da Universidade Complutense de Madrid, e António Ponces de Carvalho, presidente do Comité Português da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar.
A importância de educar as crianças, desde a idade pré-escolar, para a saúde oral e a necessidade de desenvolver políticas públicas locais e nacionais que promovam a saúde das populações foram temas abordados por este painel.
No final, foi entregue ao presidente da Junta da União das Freguesias Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, a Carta de Princípios de Saúde Oral Preventiva e Comunitária.
A organização foi da iniciativa, além da Clínica Médico Dentária Nossa Senhora da Atalaia, foi também da responsabilidade conjunta das Associações Espanhola e Ibero Americana de Medicina e Saúde Escolar e Universitária, da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono e da Sociedade Espanhola da História da Odontologia.