Habitação, reabilitação, planeamento urbano e requalificação de espaços públicos completam os eixos da candidatura liderada por Pedro Vieira
“Valorização das freguesias, atracção de investimento, habitação, reabilitação, planeamento urbano e requalificação de espaços públicos” são os principais eixos programáticos da candidatura da coligação PSD/IL “Montijo Merece Mais”, que foi apresentada publicamente na passada sexta-feira, no Jardim da Casa Mora.
Cerca de duas centenas de pessoas marcaram presença na sessão, que foi apadrinhada por Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD e ministro das Infraestruturas e Habitação. E foi ao social-democrata que coube as honras de abertura de discursos. Pinto Luz vincou a importância de “lideranças locais com coragem e visão estratégica”, para reafirmar o apoio da estrutura nacional laranja a Pedro Vieira, cabeça-de-lista à Câmara Municipal do Montijo, e à equipa que o acompanha.
O objectivo da coligação PSD/IL está definido e passa, desde logo, por “tornar o Montijo mais dinâmico, inclusivo e preparado para o futuro”. Nessa perspectiva, Pedro Vieira apresentou a visão que tem para o concelho. O cabeça-de-lista social-democrata apontou a um caminho de mudança, assente “na competência, na proximidade e na participação activa de todos os montijenses”:
A iniciativa marcou o arranque do projecto político que a coligação PSD/IL defende para o território montijense e contou ainda com intervenções de outras personalidades de vulto ligadas àquelas duas forças partidárias.

Jorge Teixeira, membro da Comissão Executiva Nacional da IL, foi o segundo a usar a palavra e sublinhou “a união histórica de duas forças políticas”, com o intuito de “colocar o cidadão no centro da decisão”.
De resto, o projecto político gizado entre os dois partidos tem ainda como aposta “devolver ao concelho a ambição e a qualidade de vida” que, criticam, têm sido “há muito negligenciadas pelos sucessivos executivos” municipais.
A união é palavra de ordem e João Pereira, coordenador do Núcleo Territorial do Montijo da IL, e Paulo Ribeiro, que preside à Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD e ocupa o cargo de secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, frisaram a importância da mobilização territorial para o sucesso do projecto liderado por Pedro Vieira.
A apresentação contou ainda com intervenções de Guilherme Silva, mandatário para a juventude e representante da JSD, que apelou à participação activa das novas gerações, e Cristina Pinto Dias, mandatária da campanha, que evidenciou a necessidade e urgência de uma nova política de proximidade.

