À conquista coletiva, o clube montijense juntou uma medalha de prata e outra de bronze, alcançadas individualmente por Tiago Dias e Afonso Rosa
O Clube Judo Montijo continua a ser uma fábrica de campeões. E voltou a comprová-lo no último fim de semana ao sagrar-se, na Nave Multiusos da Universidade de Aveiro, campeão nacional de equipas em masculinos, no escalão de cadetes (sub-18). Ao título coletivo somou ainda dois pódios no campeonato nacional individual.
No campeonato nacional de equipas, disputado no domingo, o Clube Judo Montijo (CJM) bateu todos os oponentes. A trajetória da formação montijense, que ficou isenta no primeiro round, foi irrepreensível e, além do brilhantismo do triunfo na final por 4-1 sobre o Sport Algés e Dafundo, destacou-se ainda pela vitória (3-2) obtida nos quartos de final diante da formação que era detentora do título: a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Nos oitavos de final, o CJM levou a melhor sobre o Clube Atlético da Alta de Lisboa (3-2) e, nas meias finais, venceu o Clube Recreativo Charnequense (3-2), de Almada.
A competição contou com a participação de 22 equipas e o triunfo montijense é destacado pelo próprio clube por outro motivo.
“Esta vitória teve um sabor ainda mais especial pelo facto de toda a equipa ser constituída por atletas da nossa formação e montijenses, enquanto outras equipas se reforçaram com atletas estrangeiros e de outros clubes, o que veio dignificar ainda mais o trabalho que é desenvolvido no nosso clube nos escalões de formação”, realça o CJM, em nota enviada à redação de O SETUBALENSE.
Treinada por Jorge Bernardes – que também preside ao CJM –, a equipa campeã nacional de cadetes foi formada por Eduardo Dias, Gustavo Teixeira, Ricardo Saraiva, Afonso Rosa, Leonardo Silva e Tiago Dias (na foto).
O CJM fez-se também representar neste campeonato por uma equipa feminina, que foi eliminada no primeiro round.
Na véspera, o CJM já havia brilhado com a conquista de duas medalhas no campeonato nacional individual, que juntou 307 atletas em representação de 90 clubes, oriundos do território continental e ilhas.
Pelo CJM destacaram-se Tiago Dias, que se sagrou vice-campeão nacional na categoria de -73 kg, e Afonso Rosa, que conquistou a medalha de bronze, na categoria de -66 kg. À porta das medalhas ficaram Maria Gil e Eduardo Dias, ambos obtiveram o 5.º lugar. Gonçalo Machado foi 9.º classificado e Gustavo Teixeira 12.º, ao passo que Margarida Maricato, Leonardo Silva, Mariana Durães e Dinis Vale ganharam combates mas sem se conseguirem classificar.