Antigas instalações dos CTT foram recuperadas para acolher o equipamento, concretizado ao abrigo do PRR
A freguesia de Canha já conta com um espaço multissensorial para apoiar crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais. O espaço, desenvolvido e dinamizado pela Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete (CERCIMA) nas antigas instalações dos CTT, foi inaugurado no passado dia 3.
Este é o segundo espaço do género criado pela CERCIMA, conforme salientou Cristina Dias, presidente da instituição, ao lembrar o equipamento já instalado na Unidade de Saúde Familiar de Santo Isidro, em Pegões Velhos. Estas novas unidades fazem parte “do projecto Trilhos Criativos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, realçou Cristina Dias.
Segundo Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal, estes investimentos “pretendem ir ao encontro das pessoas e responder a desafios” existentes na comunidade, que “ainda não estão resolvidos”.
Já Maria Clara Silva, vice-presidente da autarquia que detém o pelouro da Educação, apontou o objectivo por detrás destes investimentos. “Pretende-se criar espaços inovadores com recursos e equipamentos específicos, de estimulação sensorial, enquanto ferramenta de intervenção e de inclusão de pessoas com necessidades especiais nas freguesias rurais”, disse. “As crianças, os jovens e as famílias da freguesia de Canha e da União de Freguesias de Pegões ficam mais capacitadas, pois educar vai além da transmissão de informação, exige capacidade de relacionar conteúdos e construir interpretações pessoais”, adiantou.
Também presente na cerimónia esteve Armando Piteira, presidente da Junta de Canha, entidade que disponibilizou à CERCIMA as antigas instalações dos CTT e que realizou as obras necessárias para concretização da implementação do espaço multissensorial.