26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
CERCIMA cria espaço multissensorial para pessoas com necessidades especiais em Canha

CERCIMA cria espaço multissensorial para pessoas com necessidades especiais em Canha

CERCIMA cria espaço multissensorial para pessoas com necessidades especiais em Canha

Antigas instalações dos CTT foram recuperadas para acolher o equipamento, concretizado ao abrigo do PRR

 

A freguesia de Canha já conta com um espaço multissensorial para apoiar crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais. O espaço, desenvolvido e dinamizado pela Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete (CERCIMA) nas antigas instalações dos CTT, foi inaugurado no passado dia 3.

- PUB -

Este é o segundo espaço do género criado pela CERCIMA, conforme salientou Cristina Dias, presidente da instituição, ao lembrar o equipamento já instalado na Unidade de Saúde Familiar de Santo Isidro, em Pegões Velhos. Estas novas unidades fazem parte “do projecto Trilhos Criativos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, realçou Cristina Dias.

Segundo Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal, estes investimentos “pretendem ir ao encontro das pessoas e responder a desafios” existentes na comunidade, que “ainda não estão resolvidos”.

Já Maria Clara Silva, vice-presidente da autarquia que detém o pelouro da Educação, apontou o objectivo por detrás destes investimentos. “Pretende-se criar espaços inovadores com recursos e equipamentos específicos, de estimulação sensorial, enquanto ferramenta de intervenção e de inclusão de pessoas com necessidades especiais nas freguesias rurais”, disse. “As crianças, os jovens e as famílias da freguesia de Canha e da União de Freguesias de Pegões ficam mais capacitadas, pois educar vai além da transmissão de informação, exige capacidade de relacionar conteúdos e construir interpretações pessoais”, adiantou.

- PUB -

Também presente na cerimónia esteve Armando Piteira, presidente da Junta de Canha, entidade que disponibilizou à CERCIMA as antigas instalações dos CTT e que realizou as obras necessárias para concretização da implementação do espaço multissensorial.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -