Funcionários que desempenham funções nas escolas, na autarquia e nos SMAS estão a ser testados na Casa do Ambiente. Bombeiros sem Covid-19 nas suas fileiras
Ao todo são 540 os trabalhadores municipais que, desde esta segunda-feira e durante os próximos dias, já foram ou estão a ser submetidos à realização de testes serológicos, na Casa do Ambiente, por iniciativa da Câmara do Montijo.
Estes exames de carácter preventivo, que permitem aferir da imunidade do testado e se este esteve exposto e em que grau a virulências (entre as quais o novo coronavírus), abrangem os trabalhadores municipais das escolas que “estiveram sempre ao serviço ou reiniciaram funções a 1 de Junho” bem como os funcionários da autarquia e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento que “estiveram em trabalho presencial durante o período de confinamento”, disse fonte do município a O SETUBALENSE.
A realização destes testes serológicos aos referidos trabalhadores, suportada pela edilidade, está a decorrer de forma faseada para evitar “constrangimentos” no funcionamento dos serviços.
“A Câmara optou por este tipo de testes porque dão uma realidade mais abrangente sobre o contacto dos trabalhadores com o vírus e a eventual imunidade”, explicou a mesma fonte.
Bombeiros testados à Covid-19
Paralelamente, já foi concluída a bateria de testes (estes de despistagem) à Covid-19 às duas corporações de bombeiros do concelho, de Montijo (na foto) e Canha. Os resultados, avançou ainda a mesma fonte do município, “deram todos negativos”. A testagem aos operacionais das duas associações humanitárias de bombeiros voluntários foi igualmente custeada pela autarquia.
Foto: Bombeiros Voluntários do Montijo