Balanço sobre escavações em Sarilhos Grandes é apresentado este domingo no Facebook

Balanço sobre escavações em Sarilhos Grandes é apresentado este domingo no Facebook

Balanço sobre escavações em Sarilhos Grandes é apresentado este domingo no Facebook

||

A equipa do projecto SAND, que descobriu 21 sepulturas de datas compreendidas entre os séculos XV e XVII em Sarilhos Grandes, vai apresentar via online no próximo domingo, a partir das 14h30, um balanço aos 13 anos de trabalhos de investigação realizados. A iniciativa vai ser transmitida em directo na página do referido projecto na rede social Facebook.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, vai intervir na abertura do evento, com Paula Alves Pereira, coordenadora do projecto e arqueóloga, a fazer a apresentação de “SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos: 13 Anos de Investigação”.

- PUB -

Roger Lee de Jesus, do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra, apresenta de seguida o tema “De Sarilho o Grande a Sarilhos Grandes: o que a história local nos conta”. Seguem-se intervenções de Bruno Magalhães e Ana Luísa Santos, ambos do CIAS da Universidade de Coimbra, sobre “O contributo da Bioantropologia para o estudo das populações do Montijo (Pátio de Água) e de Sarilhos Grandes”.

“O Padre António de Gouveia Cardoso de Sarilhos Grandes: dos documentos aos ossos” é o tema a abordar por Paula Alves Pereira, Roger Lee de Jesus e Bruno Magalhães, antes da última apresentação subordinada à temática “O projecto SAND: perspectivas futuras”, a cargo de Paula Alves Pereira e Ana Luísa Santos. A vereadora Sara Ferreira, que detém o pelouro da cultura na câmara montijense, encerra o evento. A autarquia lembra que os interessados podem colocar questões aos oradores. Para o efeito devem preencher um formulário disponível em www.mun-montjo.pt. “Após validação da inscrição será remetido o link zoom, ID da reunião e senha de acesso”, explica o município.

A iniciativa realiza-se no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de Abril de 1982.

- PUB -

Na última reunião de câmara, foi aprovada com os votos favoráveis de PS e CDU – o PSD absteve-se – a terceira adenda ao acordo de colaboração, celebrado entre o município e a Universidade de Coimbra, através da FCT (em Junho de 2019), no âmbito do projecto. Esta adenda prevê a extensão do prazo protocolado até ao final do ano e um apoio financeiro no valor de 30 mil e 444 euros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -