Decisão tomada com a aprovação de uma moção apresentada pela bancada da CDU
A Assembleia Municipal do Montijo vai exigir ao Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos a abertura de uma delegação bancária na freguesia de Pegões.
A decisão foi tomada no passado sábado, com a aprovação de uma moção apresentada pela bancada da CDU, na reunião descentralizada do órgão que decorreu na Sociedade Recreativa de Pegões Velhos.
O documento foi votado por ampla maioria, sem qualquer voto contra. A favor registaram-se 11 votos do PS, cinco da CDU, cinco do PSD, dois do CDS-PP, um do Chega, um do Bloco de Esquerda, a juntar a uma abstenção da Iniciativa Liberal.
A moção determina ainda que “uma delegação da Assembleia Municipal (presidente do órgão e um representante de cada grupo político), da Câmara Municipal, com convite à União de Freguesias de Pegões, interceda directamente junto do Governo, da Assembleia da República e da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pela abertura de uma delegação bancária em Pegões”.
A exigência é justificada com “o inaceitável encerramento da Caixa de Crédito Agrícola em Pegões”, que “criou enormes dificuldades sociais e económicas às populações, com particular relevo para os reformados e agricultores, que têm de realizar grandes deslocações para poderem utilizar os serviços bancários”.
Ainda de acordo com o texto apresentado pela bancada da CDU, o encerramento da dependência bancária da Caixa Agrícola constituiu “um profundo golpe na qualidade de vida das populações rurais e no desenvolvimento da União Freguesias de Pegões”.
A Assembleia Municipal entende agora que deve ser a Caixa Geral de Depósitos, enquanto banco detido pelo Governo, a providenciar uma resposta que possa resolver a falta de acesso da comunidade aos serviços bancários