28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoPolícias têm de pagar taxa de 2,5 euros para dormirem na esquadra

Polícias têm de pagar taxa de 2,5 euros para dormirem na esquadra

Vereador João Afonso denuncia medida e critica tutela. Comando de Setúbal lembra que a PSP não tem obrigação legal de fornecer alojamento aos agentes

 

- PUB -

Os agentes da PSP que necessitam de pernoitar na esquadra do Montijo, por residirem a distâncias consideráveis do posto, passaram a ter de pagar, desde o passado dia 20, uma taxa de 2,5 euros por noite.

A situação foi denunciada por João Afonso, vereador do PSD, que em declarações a O SETUBALENSE critica a solução encontrada internamente pela PSP para dar resposta “à falta de investimento do Estado na criação de condições para as forças de segurança”. “Não é pelo valor nem pela legalidade ou não da medida. É uma questão de princípio. É inaceitável debitar o custo aos agentes. É uma falta de respeito pelos profissionais, que garantem a segurança pública. Os custos deviam ser suportados pelo orçamento do Ministério da Administração Interna. Isto é uma perversão, os polícias terem de pagar para dormir nas esquadras”, considerou o autarca.

O superintendente Carlos Resende da Silva, Comandante Distrital de Setúbal da PSP, confirmou a O SETUBALENSE a implementação da medida, ao abrigo de um despacho da Direcção Nacional da PSP, ao mesmo tempo que anunciou a criação de dois quartos para a esquadra do Barreiro e a existência de uma proposta para a criação de um outro, colectivo, na esquadra do Montijo.

- PUB -

“A criação deste tipo de instalações encontra-se prevista por despacho da Direcção Nacional da PSP, que vigora para todo o dispositivo, estando as taxas de utilização também definidas em tabela própria, as quais visam fazer face aos encargos com água, luz, limpeza e manutenção desses espaços”, disse.

“Pese embora a PSP não tenha obrigação legal de fornecer alojamento aos polícias, mas estando a hierarquia ciente da dificuldade sentida por aqueles que se encontram deslocados da sua área de residência, ou que, por motivos de serviço/diligência, tenham de permanecer temporariamente no comando, à semelhança do que acontece em diversas unidades policiais distribuídas por todo o território nacional, o Comando Distrital de Setúbal diligenciou pela criação de dois quartos na esquadra do Barreiro, destinados a colmatar essas necessidades do seu efectivo”, explicou, antes de se debruçar sobre o caso do Montijo.

“Com o mesmo fim, encontra-se actualmente em curso uma proposta para criação de um quarto colectivo na esquadra do Montijo, o qual só se disponibilizará quando reunidas condições condignas de utilização por parte dos polícias”, finalizou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -