27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoCortejo nocturno em contagem decrescente e com fé em São Pedro

Cortejo nocturno em contagem decrescente e com fé em São Pedro

Cristiano Ronaldo das arábias e protagonistas autárquicos são algumas das imagens satíricas presentes nos carros alegóricos

 

- PUB -

Dez carros alegóricos e cerca de dois mil figurantes dão corpo ao cortejo nocturno e aos dois corsos carnavalescos que prometem encher de luz, cor e animação o centro da cidade montijense. O desfile iluminado sai à rua já amanhã, pelas 21h30. “Só depende das condições climatéricas”, adverte Ricardo Contramestre, escultor responsável pela equipa que produz as imagens satíricas.

Mas a fé em S. Pedro – que tem a fama de gerir dos céus as “torneiras”, mas que nunca teve o proveito – é total. “Estamos muito esperançados de que a noite corra bem. Temos estado a ver e não há previsão de chuva para sábado à noite”, atira, bem humorado, à entrada para mais uma noitada de intenso trabalho na ultimação dos carros. É quinta-feira, já passa das 19 horas, e a equipa que o acompanha sabe o que a espera. O fado de trabalhar em contra-relógio, noite e dia. Estão a 48 horas do início do cortejo.

“Os carros vão apresentar-se bem iluminados, bem elaborados”, garante, antes de revelar algumas das temáticas e uma das figuras satíricas. “O carro do desporto vai apresentar Cristiano Ronaldo, que marcou mais de 50 golos nas arábias. Temos o carro da política nacional, sobre o Serviço Nacional de Saúde, o das tertúlias, o dos vinhos, o da Dance Fusion e outros”, revela, sem levantar muito mais a ponta do véu. Ainda assim, realça o carro da política local, um dos que habitualmente é mais apreciado pela comunidade local. “Vamos ter representados protagonistas autárquicos, envoltos num cenário de império…”, adianta, para se deter logo de seguida: “O resto vêem no sábado.”

- PUB -

Foi o mote perfeito para final de conversa, por telefone, e Ricardo Contramestre juntou-se à atarefada equipa, mas não sem deixar de destacar os seus companheiros: “Ponha aí os nomes da malta, Pedro Rodrigues (escultor e efeitos especiais), José Luís Ferreira (serralharia e estrutura metálica), Elso Miguel, João Santos, Rodrigo Miguel e José Duarte (assistentes de produção). São estes os nomes que dão vida aos carros alegóricos, que vão desfilar três vezes, desde a frente ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República.

Os dois corsos estão agendados para as 15 horas de domingo e terça-feira. E as entradas são gratuitas. Uma filosofia adoptada pela Câmara Municipal do Montijo, que entrega a organização do evento à Associação dos Antigos Alunos Somos Peixinho.

Segundo a autarquia, no último ano, “mais de 75 mil pessoas marcaram presença nas ruas da cidade para celebrarem cada dia dos corsos”.

- PUB -

“O nosso Carnaval é genuíno, espontâneo, livre, onde o espírito crítico, o lúdico e a sátira se associam à emoção e à folia, reavivadas, ano após ano. É como nenhum outro na região e, com orgulho, um Carnaval de feições populares, sem muita exuberância e luxúria, mas com muita alegria e folia”, considera o município.

As comemorações no Montijo englobam ainda os tradicionais bailes de carnaval promovidos pela Academia Musical União e Trabalho e pela Quadrada ACD (no salão da 1.º de Dezembro). Em Canha também haverá um desfile carnavalesco próprio. Realiza-se pelas 15h30 do próximo sábado. E na terça-feira, nesta freguesia, faz-se ainda o enterro do Entrudo (21 horas).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -