23 Fevereiro 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCortejo nocturno em contagem decrescente e com fé em São Pedro

Cortejo nocturno em contagem decrescente e com fé em São Pedro

Cristiano Ronaldo das arábias e protagonistas autárquicos são algumas das imagens satíricas presentes nos carros alegóricos

 

- PUB -

Dez carros alegóricos e cerca de dois mil figurantes dão corpo ao cortejo nocturno e aos dois corsos carnavalescos que prometem encher de luz, cor e animação o centro da cidade montijense. O desfile iluminado sai à rua já amanhã, pelas 21h30. “Só depende das condições climatéricas”, adverte Ricardo Contramestre, escultor responsável pela equipa que produz as imagens satíricas.

Mas a fé em S. Pedro – que tem a fama de gerir dos céus as “torneiras”, mas que nunca teve o proveito – é total. “Estamos muito esperançados de que a noite corra bem. Temos estado a ver e não há previsão de chuva para sábado à noite”, atira, bem humorado, à entrada para mais uma noitada de intenso trabalho na ultimação dos carros. É quinta-feira, já passa das 19 horas, e a equipa que o acompanha sabe o que a espera. O fado de trabalhar em contra-relógio, noite e dia. Estão a 48 horas do início do cortejo.

“Os carros vão apresentar-se bem iluminados, bem elaborados”, garante, antes de revelar algumas das temáticas e uma das figuras satíricas. “O carro do desporto vai apresentar Cristiano Ronaldo, que marcou mais de 50 golos nas arábias. Temos o carro da política nacional, sobre o Serviço Nacional de Saúde, o das tertúlias, o dos vinhos, o da Dance Fusion e outros”, revela, sem levantar muito mais a ponta do véu. Ainda assim, realça o carro da política local, um dos que habitualmente é mais apreciado pela comunidade local. “Vamos ter representados protagonistas autárquicos, envoltos num cenário de império…”, adianta, para se deter logo de seguida: “O resto vêem no sábado.”

- PUB -

Foi o mote perfeito para final de conversa, por telefone, e Ricardo Contramestre juntou-se à atarefada equipa, mas não sem deixar de destacar os seus companheiros: “Ponha aí os nomes da malta, Pedro Rodrigues (escultor e efeitos especiais), José Luís Ferreira (serralharia e estrutura metálica), Elso Miguel, João Santos, Rodrigo Miguel e José Duarte (assistentes de produção). São estes os nomes que dão vida aos carros alegóricos, que vão desfilar três vezes, desde a frente ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República.

Os dois corsos estão agendados para as 15 horas de domingo e terça-feira. E as entradas são gratuitas. Uma filosofia adoptada pela Câmara Municipal do Montijo, que entrega a organização do evento à Associação dos Antigos Alunos Somos Peixinho.

Segundo a autarquia, no último ano, “mais de 75 mil pessoas marcaram presença nas ruas da cidade para celebrarem cada dia dos corsos”.

- PUB -

“O nosso Carnaval é genuíno, espontâneo, livre, onde o espírito crítico, o lúdico e a sátira se associam à emoção e à folia, reavivadas, ano após ano. É como nenhum outro na região e, com orgulho, um Carnaval de feições populares, sem muita exuberância e luxúria, mas com muita alegria e folia”, considera o município.

As comemorações no Montijo englobam ainda os tradicionais bailes de carnaval promovidos pela Academia Musical União e Trabalho e pela Quadrada ACD (no salão da 1.º de Dezembro). Em Canha também haverá um desfile carnavalesco próprio. Realiza-se pelas 15h30 do próximo sábado. E na terça-feira, nesta freguesia, faz-se ainda o enterro do Entrudo (21 horas).

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -