1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCarnaval volta a contar com desfile nocturno e dois corsos diurnos

Carnaval volta a contar com desfile nocturno e dois corsos diurnos

Cortejos com carros alegóricos e a participação de mais de mil foliões prometem animar centro da cidade e atrair milhares de visitantes

 

- PUB -

As comemorações carnavalescas deste ano em Montijo vão voltar a incluir um desfile nocturno com carros alegóricos, que promete encher de luz e cor as principais artérias da cidade. A aposta (inédita) feita em 2023 é assim renovada, com o cortejo a realizar-se pelas 21h30 de 10 de Fevereiro (sábado).

O programa das celebrações do Entrudo engloba ainda os dois habituais corsos diurnos, com início pelas 15 horas, no domingo (11) e na terça-feira (13), que cumprem igual percurso ao do desfile nocturno: saída da frente ribeirinha, passagem pela Avenida dos Pescadores e término na Praça da República. Os três cortejos são abertos à população (subentenda-se, gratuitos).

De acordo com a Câmara Municipal do Montijo, as comemorações em 2023 resultaram em êxito, atraindo milhares de visitantes à cidade. “No ano passado, foram mais de 75 mil pessoas que nos visitaram e marcaram presença nas ruas da cidade para celebrar cada dia dos corsos carnavalescos”, lê-se na publicação promocional publicada no site da autarquia.

- PUB -

O município realça ainda o ADN destas celebrações. “É como nenhum outro na região e, com orgulho, um Carnaval de feições populares, sem muita exuberância e luxúria, mas com muita alegria e folia, num verdadeiro espectáculo animado por diversos carros alegóricos e com a participação de mais de 1 200 foliões provenientes dos diversos clubes, associações e tertúlias do concelho.” E reforça: “Criado e mantido pelo povo, o nosso Carnaval é genuíno, espontâneo, livre, onde o espírito crítico, o lúdico e a sátira se associam à emoção e à folia, reavivadas ano após ano.”

Tal como no último ano, a Associação dos Antigos Alunos Somos Peixinho assume a organização do Carnaval, que conta com o investimento e o apoio da Câmara Municipal e da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, bem como com o contributo do movimento associativo.

Folia Bailes na AMUT e na 1.º de Dezembro

Além do desfile nocturno e dos dois corsos diurnos, o Carnaval em Montijo é ainda marcado pelos tradicionais bailes de máscaras, que vão decorrer em duas das mais representativas colectividades do concelho. Nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, com início pelas 22 horas, realizam-se bailes carnavalescos na Academia Musical União e Trabalho (AMUT), em Sarilhos Grandes. Nos dias 10 e 12, a partir das 22h30, é a associação “A Quadrada – Agremiação Copofónica e Desportiva” quem organiza dois bailes, a terem lugar nas instalações da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -