24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoAlcídio Torres lança livro sobre precariedade mundial do trabalho

Alcídio Torres lança livro sobre precariedade mundial do trabalho

A obra, segundo o autor, “constitui um libelo acusatório contra este modo de produção capitalista e a necessidade que ele tem de escravizar a natureza e o homem para aumentar as taxas de lucro do capital”

 

- PUB -

“Condenados à Sobrevivência: As consequências da precaridade mundial do trabalho” intitula o mais recente livro da autoria de Alcídio Torres, que vai ser lançado no próximo dia 16, pelas 17 horas, na sede da Associação José Afonso, em Lisboa.

A obra, segundo o autor, “constitui um libelo acusatório contra este modo de produção capitalista e a necessidade que ele tem de escravizar a natureza e o homem para aumentar as taxas de lucro do capital”.

“A precariedade generalizada do trabalho não trouxe só consigo a alienação e a ‘coisificação’ do trabalhador, aprofundou por esse mundo fora a pobreza e despedaçou a vida de milhões de jovens, que sobrevivem sem futuro nem sentido de vida”, afirma, ao mesmo tempo que deixa um exemplo sobre Portugal. “O gestor da Jerónimo Martins, em 2021, encaixou 3,075 milhões de euros de remunerações, um valor que representa um crescimento de 19,3% face a 2020. Os ganhos do CEO da dona do Pingo Doce foi 262,6 vezes superior à média dos salários dos restantes trabalhadores da empresa. Ou seja, um trabalhador do Pingo Doce, com o salário mínimo anual em 2021 de 7980 euros (665 euros/mês) teria de trabalhar 385 anos para ganhar o que o CEO do Pingo Doce ganhou em 2021.”

- PUB -

O autor aponta ainda outros números, à escala global. “Nunca se produziu tanto no mundo e nunca tantas pessoas morreram de fome. Na verdade, com o actual nível de produção mundial, é possível garantir comida para o dobro da população do planeta, caso a produção fosse voltada para acabar com a fome. Mesmo assim, uma criança com menos de 10 anos morre de fome a cada cinco segundos, 57 mil pessoas morrem por dia e mais de um bilião dos oito biliões que somos no Planeta Terra sofre de subnutrição grave, permanentemente, com mutilações (ONU, 2022)”, conclui.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -