24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoCasa da Música recebe final do concurso internacional de composição

Casa da Música recebe final do concurso internacional de composição

Evento é organizado pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e visa homenagear o seu fundador, maestro Jorge Peixinho

 

- PUB -

A final do VI Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho vai realizar-se neste domingo, 8, a partir das 16h30 na Casa da Música.

O concurso representa uma homenagem ao falecido maestro montijense Jorge Peixinho, que dá nome à Casa da Música e que foi fundador do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL), entidade responsável pela organização deste evento de carácter bienal.

Além da evocação a Jorge Peixinho, o concurso internacional tem ainda o objectivo de “incentivar à criação de repertórios contemporâneos de música de câmara”, revela a Câmara Municipal do Montijo, que apoia a inciativa.

- PUB -

Na gala deste domingo, serão apresentadas as obras premiadas e interpretadas também obras de Jorge Peixinho e de Gerhard Stabler.

O concurso prevê a atribuição de quatro prémios, dois por cada uma das duas categorias que apresenta: Categoria A) Ensemble – Prémio GMCL/Cidade de Lisboa; Categoria B) Música de Câmara – Prémio Jorge Peixinho/Município do Montijo. Segundo a autarquia montijense, “o valor dos primeiros prémios é de 4 mil euros para a Categoria A e de 3 mil euros para a Categoria B”. Os segundos prémios valem “400 euros (Categoria A) e 300 euros (Categoria B)”.

O júri, adianta a autarquia, foi constituído por: Ivan Fedele (presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires, Isabel Soveral, Jaime Reis, Jorge Sá Machado e Kunsu Shim (convidado especial). O concurso “conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República”, lembra a edilidade, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -