9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Festas de São Pedro com mais de 135 espectáculos em sete palcos

Festas de São Pedro com mais de 135 espectáculos em sete palcos

Festas de São Pedro com mais de 135 espectáculos em sete palcos

Montijo vai estar a “bombar” de manhã à noite durante sete dias. Investimento nas comemorações perto do meio milhão de euros

 

Com um orçamento estimado em cerca de 450 mil euros, as Festas Populares em Honra de São Pedro voltam a animar o Montijo durante sete dias, com 135 iniciativas – se forem contabilizadas todas as actuações por cada uma delas o número ainda aumenta um pouco mais – divididas por sete palcos e pelas artérias da cidade. As principais comemorações do concelho arrancam na próxima terça-feira e prolongam-se até 3 de Julho.

Como cabeças-de-cartaz desta edição são apresentados Calema, Expensive Soul e Tony Carreira. A programação festiva mantém o ADN de outros tempos, apesar de registar algumas mutações próprias da evolução dos tempos.

E, apesar da inauguração oficial estar marcada para a próxima terça-feira, a animação festiva começa já amanhã a fazer-se sentir na Praça da República, com a realização de uma espécie de aquecimento para os sete dias do ano mais esperados pelos montijenses. O “Warm Up Montijo”, de antecipação às comemorações em Honra de São Pedro, vai contemplar pelas 10 horas “animação de rua dinamizada pelos Mimos e seus amigos e a peça de teatro infantil ‘Hocus Pocus: vamos salvar o Planeta’”, anunciou o município. “A partir das 20h30 a animação de rua volta com o divertido grupo musical Aquarela, que irá percorrer as várias artérias do centro da cidade, e as Andas Luminosas. A actuação da banda One Vision, de tributo aos Queen, com entrada gratuita, a partir das 21h30, encerra o ‘Warm Up’”.

A verdadeira “empreitada festiva” tem início três dias depois: a abertura oficial das festas está agendada para as 19 horas, junto aos Paços do Concelho. No primeiro dia, 27, destacam-se as demonstrações de artes marciais, a dança, as diversas actuações espalhadas pelos palcos (Praça da República; Zona Ribeirinha; Avenida dos Pescadores; Arraial dos Pescadores; Motoclube; Quadrada; e Dance Fusion) e a saída do Bibe Eléctrico pelas artérias principais da cidade.

Para dia 28, além dos vários espectáculos – que durante todos os dias decorrerão nos sete palcos –, assume particular relevância o Arraial Solidário em prol da CERCIMA, com Martim Saragaço d’ Aires a apresentar-se em palco com dois colegas participantes na edição deste ano do The Voice Kids.

O dia 29, como é da praxe, é marcado pela vertente religiosa, com a realização da Procissão Fluvial (10 horas) e da Procissão Nocturna (21h30).

O tradicional almoço da classe piscatória, promovido pela SCUPA, é outra das iniciativas habituais. Tem lugar a 30 de Junho, dia em que se destaca ainda o VI Concurso de Embarcações Engalanadas, da ANAU, e a Noite do Pescador.

A ligação ao rio prossegue no dia 1 de Julho, com o XI Encontro de Embarcações Tradicionais de São Pedro. Este é também o sábado “maior do ano” na cidade, com a Noite de Comes e Bebes na Rua Joaquim de Almeida.

No dia 2 de Julho há marchas populares e fados. E o encerramento dos festejos, no dia 3, que acolhe o festival de ranchos folclóricos, acontece com a actuação de Tony Carreira e o habitual espectáculo piromusical na zona ribeirinha.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -