20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Corrida à Antiga Portuguesa e oito largadas de toiros em homenagem a São Pedro

Corrida à Antiga Portuguesa e oito largadas de toiros em homenagem a São Pedro

Corrida à Antiga Portuguesa e oito largadas de toiros em homenagem a São Pedro

Montijo respira tradição. Culto tauromáquico entre os referenciais das principais festividades do concelho

 

Faz parte da cultura montijense e é indissociável das Festas Populares em Honra de São Pedro. É uma festa (brava) dentro da festividade maior. A vertente tauromáquica assume-se, há muito, como um dos referenciais nas comemorações daquela que é a principal manifestação cultural do concelho. E traduz-se pela realização da habitual corrida de toiros e quase duas mãos cheias de largadas, a que este ano se juntam mais algumas iniciativas.

- PUB -

São Pedro empresta também nome ao espectáculo tauromáquico que a Monumental Amadeu Augusto dos Santos recebe, todos os anos, no único sábado abrangido pelo calendário dos festejos. A tradição ainda é o que era e a 1 de Julho próximo, a partir das 22 horas, a praça montijense – uma das de primeira categoria no País – volta a servir de palco a mais uma Corrida de São Pedro, desta vez de Gala à Antiga Portuguesa, promovida pela Tertúlia Óbvia. E o cartel promete muito, com João Telles, o rejoneador Emiliano Gamero e Luís Rouxinol Jr. na lide a um impressionante curro de seis toiros com o ferro da ganadaria Vinhas. Além disso, as pegas vão constituir aliciante extra: a “rivalidade”, bonita, salutar, vai estar rubro entre forcados, já que em acção apresentam-se dois grupos montijenses (Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo) e o grupo do Aposento do Barrete Verde do concelho vizinho de Alcochete.

O culto da tradição bem portuguesa é ainda dimensionado com a realização de um total de oito largadas, repartidas pelos vários dias das festas, quatro entradas de toiros e outras iniciativas dirigidas aos aficionados. No dia 2 de Julho, a Escola Taurina do Montijo promove pelas 17 horas, na Amadeu Augusto dos Santos, uma demonstração de toureio no âmbito do V Troféu Augusto Gomes Jr. e, uma hora depois, a Tertúlia Tauromáquica do Montijo presenteia o público com uma surpresa taurina na Rua Joaquim de Almeida.

As tertúlias (ver caixa) têm assumido papel de destaque na preservação da tradição tauromáquica e na valorização das Festas de São Pedro. Organizado pela Tertúlia São Pedro, o Cortejo Marialva, a ter lugar no dia 1 de Julho (10 horas), é um dos momentos que merece registo.

- PUB -

Já são 16 Tertúlias ajudam à festa

São 15 tertúlias e uma confraria que este ano assumem papel activo nas Festas de São Pedro do Montijo. Além de participarem nas actividades taurinas, entre outras, promovem sobretudo fortes momentos de convívio. A saber: Tertúlia Tauromáquica do Montijo; Tertúlia Burladero; Tertúlia O Aldeano; Tertúlia São Pedro; Tertúlia O Grilo; Tertúlia Montijense; Tertúlia São Sebastião; Tertúlia da Amizade; Tertúlia Aldegalega do Gin; Tertúlia Afición; Tertúlia Dias; Tertúlia Aldeglega; Tertúlia dos Aflitos; Tertúlia Passa Sede; Tertúlia Eu Te Amo; e Confraria Aldegalega.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -