29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoJoão Afonso: “Se os deputados do PSD por Setúbal se candidatassem na...

João Afonso: “Se os deputados do PSD por Setúbal se candidatassem na sua rua, não eram eleitos”

O autarca do Montijo volta a ser cáustico. Diz que Nuno Canta é “alucinado político” e que a AMRS “é uma colmeia de tachos”

 

- PUB -

Sem filtros ou travões, em entrevista à Popular FM e a O SETUBALENSE, o vereador social-democrata do Montijo deixa alguns recados para dentro do PSD e volta a arrasar os deputados do partido eleitos pelo círculo de Setúbal à Assembleia da República. “Se se candidatassem na sua própria rua, não seriam eleitos”, atira.

Critica os anúncios do PS para o Arco Ribeirinho Sul e desconsidera, sobretudo, a possibilidade da existência de ferrovia nas pontes a ligar o Barreiro a Montijo e Seixal, defendida por Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo. “É o comentário de um presidente que é basicamente um alucinado político”, dispara. Sobre a saída das câmaras do PS da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) é igualmente cáustico: “Esta associação é, no fundo, uma colmeia de tachos parasitários que não serve para nada. Mas não tenho dúvida de que o PS prepara-se para fazer uma igual e ainda pior. Isto é uma guerra de poder entre o PS e o PCP. Mal por mal, fiquemos nesta.”

Anunciado como próximo candidato à presidência da Câmara do Montijo, logo depois de terem decorrido as últimas autárquicas, João Afonso considera que este deve ser o caminho a seguir pelo partido nos outros concelhos do distrito. “Se quiser derrubar o PS e o PCP, o PSD tem de dizer ao que vem muito mais cedo. Não faz sentido apresentar candidatos e programas eleitorais a seis meses das eleições. Um partido que está numa situação de sobrevivência política, como o PSD no distrito de Setúbal, excepção feita ao Montijo, se não muda a estratégia não vai a lado algum. O que fazemos no distrito é arcaico, não resulta”, analisa.

- PUB -

E quanto ao trabalho dos deputados parlamentares do PSD é peremptório: “É, na minha opinião, um bocadinho sofrível. Os candidatos que apresentámos nas últimas legislativas, mantenho, não tinham a qualidade necessária. Se cada um deles fosse candidato na sua rua, não era eleito. Além disso o processo de escolha desses candidatos violou os estatutos.”

Para o vereador montijense, “o PSD não pode ser um ‘PSB’ na escolha de candidatos”. “Os deputados do PSD pelo distrito não acrescentaram nada aquela que é a qualidade dos deputados eleitos pelo PS”, observa, sem deixar de dizimar os socialistas. “O PS é um partido que está além da legalidade em muitos aspectos. Se nós, portugueses, fôssemos exigentes, o PS seria extinto em termos eleitorais. Não podemos copiar este exemplo. No distrito de Setúbal temos copiado vezes demais o exemplo do PS”, adianta.

Segundo João Afonso muitos dos principais problemas, em áreas como a saúde, a habitação e a educação, só não são resolvidos por incapacidade de gestão e inversão de prioridades. No Governo e nas autarquias. “Os presidentes de câmara, muito deles, querem continuar a ser mestres de cerimónias e não afectam o dinheiro público para o que interessa, a saúde, a habitação, a educação. Não é essencial andarmos sempre em festas e festarolas”.

- PUB -

E diz-se descrente no que toca aos investimentos anunciados pelo Governo para o Arco Ribeirinho Sul. “O Metro Sul do Tejo, por exemplo, não é o projecto indicado para o distrito. Tem custos operacionais enormíssimos. Há outros mais baratos. Gostaria que o PSD quando chegasse ao Governo terminasse a ligação a todo o arco ribeirinho por Metrobus, que custa 20 vezes menos e faz exactamente a mesma coisa. O terminal fluvial na Moita, face ao assoreamento do rio, é viável? Acho que isto, em termos técnicos não está pensado, não está orçamentado.”

A concluir, assume que defende a localização do aeroporto na Base Aérea do Montijo, apesar de admitir não perder muito tempo com uma situação que não está nas mãos de qualquer autarquia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -