26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoOmnis Factum junta mais de uma centena na defesa pela integração

Omnis Factum junta mais de uma centena na defesa pela integração

Projecto cívico contempla várias actividades a desenvolver em dois anos

 

- PUB -

Mais de cem participantes, entre alunos, professores, voluntários e organizadores marcaram presença na primeira acção do projecto “Juntos pela Integração”, levada a efeito no passado dia 16 pela Omnis Factum Associação, no Montijo.

Subordinado ao tema “E se Fosse Contigo?”, o primeiro evento do projecto focou-se no desenvolvimento de “um sentimento de empatia pelas adversidades encontradas pelos migrantes e requerentes de asilo”, explica a associação. Nesse âmbito, os jovens participantes foram divididos “em três grupos para a realização de actividades dinâmicas, baseadas em metodologias de educação não formal que simularam os obstáculos e discriminação sentidos por migrantes”.

Estas actividades, sublinha a Omnis Factum, “criaram um espaço para diálogo e discussão sobre diversas temáticas como a desigualdade, a discriminação, o preconceito, a inclusão e a integração de migrantes na comunidade”.

- PUB -

O projecto tem a duração de dois anos e as acções que se seguem já estão definidas. “O segundo evento, ‘Rua com Preconceitos’, englobará um conjunto de sessões de consciencialização sobre a temática. O terceiro, ‘É a Falar que nos Entendemos’, será uma sessão que juntará decisores políticos com os jovens para se discutir a inclusão social. O quarto evento, a ‘Campanha de Sensibilização’, irá estimular os jovens a criarem as suas próprias campanhas para informar a comunidade sobre a temática”, adianta a associação. O projecto encerrará com um evento cultural.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -