Projecto cívico contempla várias actividades a desenvolver em dois anos
Mais de cem participantes, entre alunos, professores, voluntários e organizadores marcaram presença na primeira acção do projecto “Juntos pela Integração”, levada a efeito no passado dia 16 pela Omnis Factum Associação, no Montijo.
Subordinado ao tema “E se Fosse Contigo?”, o primeiro evento do projecto focou-se no desenvolvimento de “um sentimento de empatia pelas adversidades encontradas pelos migrantes e requerentes de asilo”, explica a associação. Nesse âmbito, os jovens participantes foram divididos “em três grupos para a realização de actividades dinâmicas, baseadas em metodologias de educação não formal que simularam os obstáculos e discriminação sentidos por migrantes”.
Estas actividades, sublinha a Omnis Factum, “criaram um espaço para diálogo e discussão sobre diversas temáticas como a desigualdade, a discriminação, o preconceito, a inclusão e a integração de migrantes na comunidade”.
O projecto tem a duração de dois anos e as acções que se seguem já estão definidas. “O segundo evento, ‘Rua com Preconceitos’, englobará um conjunto de sessões de consciencialização sobre a temática. O terceiro, ‘É a Falar que nos Entendemos’, será uma sessão que juntará decisores políticos com os jovens para se discutir a inclusão social. O quarto evento, a ‘Campanha de Sensibilização’, irá estimular os jovens a criarem as suas próprias campanhas para informar a comunidade sobre a temática”, adianta a associação. O projecto encerrará com um evento cultural.