23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCarnaval do Montijo garantido com dois corsos diurnos e um nocturno

Carnaval do Montijo garantido com dois corsos diurnos e um nocturno

Apoio de 165 mil euros foi aprovado, por maioria, na reunião descentralizada do executivo municipal que decorreu em Canha

 

- PUB -

O Carnaval do Montijo está de regresso no próximo ano – após a paragem forçada pela conjuntura pandémica – e em moldes inéditos: com a realização de um corso nocturno, além dos dois habituais desfiles diurnos (no domingo e na terça-feira). A atribuição de um apoio financeiro camarário de 165 mil euros à Associação Somos Peixinho para a concretização do evento foi aprovada, na sessão de quarta-feira passada, com os votos a favor de PS e as abstenções da CDU. O PSD votou contra.

A proposta – que havia sido retirada da reunião de câmara anterior – voltou a ser apresentada pelos socialistas, agora com novos elementos considerados necessários para apreciação por parte da oposição.

Nuno Canta, presidente da autarquia, explicou o elevado valor do apoio – mais de 100 mil euros superior ao que foi atribuído para a realização da edição de 2020 – com “um maior número de veículos (10) para os cortejos”, “os preços mais caros dos materiais” e a inclusão do corso nocturno. “Podemos admitir que o valor é muito elevado, mas é o que justifica os materiais envolvidos, o número de pessoas que vão trabalhar nos carros e nas construções [alegóricas]. Além disso, justifica-se pela proposta que aceitámos de realização de um corso nocturno. Vamos ver como corre”, disse o socialista.

- PUB -

João Afonso, vereador do PSD, contestou a opção e questionou quer os socialistas quer a vereação da CDU. “Em 2020, custou à Câmara 60 mil euros e mais oito mil à Junta de Freguesia. Na proposta falta orçamento para justificar 165 mil euros. Estão confortáveis, PS e CDU, a votar uma proposta em que se aumenta quase 300% [o valor do apoio], face à de dois anos, quando a taxa de inflação é de 10% e quando temos os problemas sociais que temos? Nós não estamos. Votamos contra”, atirou o social-democrata, depois de ter ironizado: “A CDU vai dormir descansadinha porque o Carnaval não vai custar mais de 165 mil euros à Câmara.”

Na resposta, Nuno Catarino, pela CDU, devolveu a bicada ao autarca do PSD. “Vamos dormir descansados porque os montijenses têm direito a ter Carnaval, coisa que pelo senhor não existia”, retorquiu, sem deixar de sublinhar que também a CDU “acha o valor [do apoio] excessivo”.

Já Nuno Canta garantiu que o apoio ao Carnaval é possível fazer e que não impede a aplicação das medidas de apoio social previstas pelo município.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -