27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoConservatório Regional de Artes do Montijo chega aos três mil alunos

Conservatório Regional de Artes do Montijo chega aos três mil alunos

Tutela reconhece qualidade do ensino com apoio de 860 mil euros. Construção de pólo artístico tem projecto de arquitectura aprovado, mas falta financiamento

Já são cerca de três mil os alunos que frequentam o Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM). Ao fim de 12 anos lectivos consecutivos e de 13 Primaveras de existência, comemoradas no passado dia 29, a instituição especializada no ensino da música e da dança não pára de crescer.

- PUB -

“Continuamos a aumentar o número de alunos, que já são quase três mil”, diz Ilídio Massacote, director pedagógico do CRAM, sobre o total de estudantes oriundos de concelhos como Barreiro, Moita, Palmela, Vendas Novas, Benavente, Loures e Santarém, além de Montijo e Alcochete. Para o efeito, sublinha o responsável, muito contribuem “as parcerias que o CRAM tem estabelecidas com as câmaras municipais de Alcochete, Montijo e Vendas Novas, os agrupamentos de escolas e vários colégios na região”.

E a qualidade do trabalho desenvolvido é reconhecida pela tutela. O CRAM acaba de conseguir, no âmbito de uma candidatura aos concursos públicos bienais para escolas de ensino artístico especializado, no domínio da música, um contrato de patrocínio no valor de 860 mil euros para o período 2022-2028, conforme publicado no site da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). Um apoio financeiro “considerável, que permite a consolidação do projecto e aumentar o número de alunos já a partir do próximo ano”, frisa Ilídio Massacote. E que resulta de uma candidatura que mereceu pontuação de excelência. “No concurso anterior tínhamos registado 69 pontos e agora alcançámos 91 [de 100 possíveis].”

Quanto ao futuro, o objectivo está bem definido. “Precisamos urgentemente de novas instalações para podermos dar um salto no projecto, até porque isso permitirá desde logo aumentar o financiamento público ao CRAM”, salienta. “Já temos o projecto de arquitectura aprovado pela Câmara Municipal do Montijo e pela DGEstE para a construção desse pólo artístico, para música e dança, no recinto da Escola Profissional do Montijo, entidade que tutela o CRAM. Agora, falta financiamento”, adianta o director pedagógico.

- PUB -

Enquanto isso, o CRAM continua a afinar reportórios, nas velhinhas instalações na zona do Saldanha. E em agenda tem já assinalada nova actuação musical. “O espectáculo de coros e orquestra de sopros está marcado para 10 de Dezembro próximo, em local ainda a definir no Montijo”, avança Ilídio Massacote, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -