26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoAbrigo prepara nova valência a pensar nas crianças de seis concelhos da...

Abrigo prepara nova valência a pensar nas crianças de seis concelhos da península

Associação espera tornar-se instituição de enquadramento no âmbito da resposta “Famílias de Acolhimento”. Construção de sede vai avançar

A Abrigo, Associação Portuguesa de Apoio à Criança, prepara-se para “a breve prazo” apresentar uma nova valência, já que espera tornar-se instituição de enquadramento no novo programa da tutela “Famílias de Acolhimento” e, por essa via, assegurar resposta em seis dos concelhos da Península de Setúbal.

- PUB -

O anúncio foi feito por Jacinto Pereira, presidente da Abrigo, durante a cerimónia de comemoração do 20.º aniversário da associação, que decorreu na passada sexta-feira na sala multiusos da Quinta do Saldanha.

“[Famílias de Acolhimento] É uma resposta que dá agora alguns primeiros passos no nosso país e que, legalmente, é prevista como prioritária relativamente aos outros tipos de respostas. É um novo desafio, que queremos abraçar com toda a convicção e para o qual estamos muito motivados, até porque poderá vir a ter a abrangência territorial correspondente aos seis concelhos do Arco Ribeirinho Sul, ou seja, Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete”, disse Jacinto Pereira, que aproveitou a ocasião para formular um desejo: “Esperamos poder vir a contar com o apoio e a cooperação destes seis municípios, com o objectivo de podermos vir a ter uma resposta de alta qualidade”.

De acordo com a informação publicada na página da Segurança Social na Internet, a resposta “Famílias de Acolhimento” consiste em confiar uma criança ou um jovem “a uma pessoa singular ou a uma família, visando a integração em meio familiar e a prestação de cuidados adequados às suas necessidades e bem-estar e a educação necessária ao desenvolvimento integral”. Trata-se de uma medida de “promoção e protecção de carácter temporário, decidida pelos tribunais ou pelas comissões de protecção de crianças e jovens”, a qual prevê, mediante acordos de cooperação, a acção de entidades ligadas à infância e juventude como instituições de enquadramento.

- PUB -

Construção de sede e próximo fórum

Este não foi, porém, o único anúncio de Jacinto Pereira sobre o futuro próximo da Abrigo. “Estamos também a preparar os projectos de especialidades para que, na sequência da aprovação já concretizada do projecto de arquitectura, possamos muito brevemente avançar com a construção da primeira fase correspondente ao edifício principal das futuras instalações da Abrigo, onde vão, desde logo, ficar instaladas a sua sede e as suas valências”, revelou o responsável.

As novidades não se ficaram por aí, já que Jacinto Pereira deu ainda a conhecer a data da próxima iniciativa a promover pela associação. O VI Fórum Abrigo vai realizar-se “no próximo dia 23 de Novembro, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida”. E o programa do evento, adiantou, será “garantidamente ao mesmo nível das anteriores cinco edições”.

- PUB -

O presidente da associação passou em revista o passado, o presente e projectou o futuro da instituição, que resumiu a “cinco palavras: convicção, perseverança, resiliência, confiança e gratidão”, destacando as entidades, os artistas e as várias personalidades que, ao longo dos anos, têm contribuído para o desenvolvimento da causa Abrigo. Entre outras, sobressaíram logo à partida Paulo Futre e Elisabete Jacinto, que apadrinharam a associação desde a primeira hora – tal como o antigo guardião Ricardo Pereira, impedido de comparecer na cerimónia por motivos profissionais.

E a piloto montijense realçou o “trabalho grandioso” da Abrigo. “A vida nem sempre é maravilhosa. É muito bom ter alguém que nos possa apoiar e quando pensamos nas crianças desprotegidas vemos como valioso é o papel deste projecto”, frisou.

Já o antigo futebolista lembrou que é preciso lutar para se alcançar objectivos e deu como exemplo o arranque que teve enquanto profissional. “Quando tinha 17 anos estreei-me no Sporting, mas ouvia sempre que não ia a lado nenhum. Estavam enganados”, recordou, para estabelecer um paralelismo a concluir: “Tiro-te o chapéu, Jacinto, pela tua luta. É uma honra enorme pertencer à tua equipa”.

O corte do bolo de aniversário veio mais tarde, depois dos discursos de Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, e Maria Clara Silva, vice-presidente da Câmara Municipal do Montijo.

Reconhecimento Autarcas elogiam intervenção

Fernando Pinto acentuou o trabalho desenvolvido pela Abrigo que “tem contribuído para a felicidade das pessoas”. E apontou à capacidade de resiliência evidenciada pela associação, traduzida pelos exemplos de sucesso de Paulo Futre e Elisabete Jacinto. “São duas fontes de inspiração. Que todos nos possamos inspirar no papel dos padrinhos. Sinto-me grato pelo trabalho desenvolvido [pela Abrigo]”, afirmou o autarca de Alcochete, para reforçar de seguida: “Um país que não cuida das suas crianças é um país sem futuro. Espero que hajam mais projectos de iguais objectivos, capacidade e êxitos.”

Já Maria Clara Silva salientou “os 20 anos de trabalho [da associação] muitas vezes invisível em prol das crianças de Montijo e Alcochete”. E colocou o dedo na ferida, para vincar como é fundamental a acção da instituição que serve em permanência os concelhos de Montijo e Alcochete. “Em 2021 foram comunicados mais 8,6% de casos de violência doméstica contra crianças. O trabalho da Abrigo é cada vez mais importante”, finalizou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -