25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoComissão de utentes da saúde exige construção imediata de novo "Hospital Montijo-Alcochete"

Comissão de utentes da saúde exige construção imediata de novo “Hospital Montijo-Alcochete”

Existem 17 mil sem médico de família e o protocolo de criação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo continua por cumprir

 

- PUB -

A Comissão de Utentes da Saúde do Montijo exige a “imediata construção do Hospital Montijo-Alcochete”. Esta é apenas uma das reivindicações que aquele organismo apresentou numa tribuna pública realizada, na passada quarta-feira, 20, junto ao centro de saúde montijense.

A acção de protesto e esclarecimento visou despertar sensibilidades para os problemas que se sentem no sector da saúde, a nível nacional e, sobretudo, local.

“No concelho do Montijo existem mais de 17 mil utentes sem médico de família. O protocolo celebrado aquando da criação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo nunca foi cumprido. Os serviços do Hospital do Montijo chegaram a uma situação preocupante para os utentes”, justifica a comissão de utentes em comunicado, ao mesmo tempo que exige “a tomada de medidas que respondam aos problemas existentes”.

- PUB -

No documento, os utentes enumeram sete acções que consideram necessárias para melhorar a qualidade dos serviços prestados. “A contratação e fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS), para assegurar o adequado funcionamento dos serviços nos cuidados de saúde primários e nos hospitais”, “a valorização das carreiras e das remunerações de todos os profissionais” do sector e “a implementação do regime de dedicação exclusiva” são três das medidas que a comissão de utentes defende e que transmitiu a quem passava pelas imediações do centro de saúde.

Incentivos e alargamento de horário de atendimento

O organismo considera também essencial “o alargamento dos incentivos para a fixação de profissionais em áreas com carências em saúde” assim como “o investimento na modernização de instalações e equipamentos e na internalização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica”.

- PUB -

No conjunto de medidas – que incluem a exigência da construção de um novo hospital – figura ainda “o alargamento do horário de atendimento dos centros de saúde”, tendo em vista uma aposta cada vez maior “na prevenção”, e “a abertura de pelo menos uma unidade em cada concelho”. E esta última medida, de acordo com a comissão de utentes, assenta num pressuposto bem definido. Garantir “o atendimento permanente dos utentes em situação aguda, evitando o recurso muitas vezes injustificado às urgências do hospital”. Medidas que, a serem adoptadas, “passam pelo reforço de profissionais e de meios”, frisa a comissão de utentes do Montijo.

A estas acções o organismo acrescenta ainda uma manifestação de “rejeição e repúdio total” pelo “presente processo de transferência de competências” do Estado para as autarquias locais na área da saúde. “O seu avanço choca com o direito constitucional e humano que todos os cidadãos têm no acesso à saúde, independentemente das suas condições económicas e sociais”, afirma a comissão de utentes que, a concluir, lembra que o SNS deve constituir-se como “garante do direito à protecção da saúde”, de acesso “universal, geral e gratuito”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -