6 Julho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoFestas São Pedro | SCUPA promove 'Noite do Pescador' com Jorge Nice

Festas São Pedro | SCUPA promove ‘Noite do Pescador’ com Jorge Nice

Participação nas procissões e arrematação de bandeiras são momentos de simbolismo maior

 

- PUB -

A Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA) é a entidade com a ligação mais forte às Festas Populares em Honra de São Pedro, no Montijo. A tradicional Noite do Pescador, com distribuição de massinha de peixe e animação a cargo de Jorge Nice e, depois, da Charanga da Alegria, é um dos principais momentos de confraternização promovidos pela instituição de 109 anos.

O convívio está agendado para dia 1, à meia-noite, e é habitualmente muito concorrido, mas a participação dos representantes da classe piscatória nas procissões – descalços, como é da praxe, carregando a imagem de São Pedro em ombros – e a arrematação de bandeiras e imagens, junto à sede da SCUPA, exprimem simbolismo maior nuns festejos de homenagem ao padroeiro dos pescadores.

A SCUPA, como vem sendo habitual, volta a apresentar um palco na Avenida dos Pescadores, que abrirá com a realização de um sunset, pelas 20h00, logo no primeiro dia (28 de Junho) das celebrações, seguindo-se um espectáculo de fados (22h30). A 30 (Dia de São Marçal), a colectividade assume a realização de várias actividades. Para as 11h00 está marcada a arrematação de bandeiras, às 13h00 oferece o tradicional almoço da classe piscatória, que será abrilhantado com a actuação da Charanga das Fresquinhas, e às 16h00 promove um baile com o artista Sérgio Corista. Para a noite, a partr das 22h00, está agendada a Noite Popular do Pescador, que leva ao palco do arraial dos pescadores as artistas Bruna, Cathy e Mónica Sintra.

- PUB -

No dia seguinte, 1, a SCUPA promove o X Encontro de Embarcações Tradicionais de São Pedro (14h00) e a realização de passeios a bordo (15h00) abertos à população. E a anteceder a Noite do Pescador sobe ao palco (21h45) o grupo de música tradicional portuguesa Sinfonias e Eventos.

Da programação preparada pela SCUPA destaca-se ainda na noite de 2 de Julho a actuação de ranchos folclóricos (21h00), Alex Mr. Gay (22h00) e DJ Pedro Ramalho (23h00). O espectáculo com Bibe e Companhia, agendado para as 22h00 do dia seguinte, é outro dos momentos de destaque do programa da SCUPA.

Jardim Casa Mora Motoclube do Montijo também faz festa

O Motoclube do Montijo é outra das associações que contribuem com um cardápio artístico e de confraternização nos principais festejos populares do concelho. É no Jardim da Casa Mora que dinamiza animação musical e convívio. Nesta edição, o programa preparado pelo Motoclube abre (no dia 28) e fecha (a 4 de Julho) com actuações do grupo Pão com Manteiga (22h00). Para dia 29, a partir da meia-noite, a actuação artística vai estar a cargo de Veríssimo Silva, que volta a actuar na noite de 1 de Julho (22h00). O artista Paulo Gamito – tal como os Pão com Manteiga e Veríssimo Silva – também assume dupla participação no Jardim da Casa Mora: a 30 de Junho e a 3 de Julho (22h00). Para o dia de encerramento das festividades regressam também pelas 22h00 os Pão com Manteiga.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

Pastelaria Abrantes fecha portas a poucos meses de fazer cem anos [actualizada]

Setubalenses têm recorrido às redes sociais para manifestar tristeza com a notícia, por se tratar de um espaço histórico
- PUB -