19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoPedroso da Silva apresenta livro sobre heráldica do Mosteiro da Batalha

Pedroso da Silva apresenta livro sobre heráldica do Mosteiro da Batalha

Sessão realizou-se esta manhã com sala cheia na Universidade Sénior do Montijo

 

- PUB -

“Mosteiro da Batalha, um breve apontamento heráldico” intitula o mais recente livro da autoria do coronel José Manuel Pedroso da Silva, professor na Universidade Sénior do Montijo. A obra, edição de autor, foi apresentada hoje pelo docente, na principal sala do edifício da Quinta do Saldanha – onde funciona a universidade sénior –, que se apresentou lotada.

Constituído por vários textos, acompanhados de imagens e figuras, explicativos sobre a heráldica patente num dos espaços patrimoniais mais importantes de Portugal, o livro remete o leitor para “uma viagem imaginária a um dos períodos mais gloriosos do Século XV português”, conforme sublinha o autor no texto introdutório da obra.

Acentuar “o peso cultural que Dona Filipa de Lencastre, quando casou com D. João I, trouxe para Portugal”, no que toca “a inovação em matéria de heráldica”, que se pode observar “nas pedras tumulares do Mosteiro da Batalha”, foi um dos motivos que estiveram na base da elaboração do trabalho, revelou Pedroso da Silva a O SETUBALENSE.

- PUB -

O livro vem assim descodificar “os preceitos heráldicos da época, trazidos de Inglaterra pela rainha Dona Filipa de Lencastre” e “plasmados na pedra” do mosteiro, que foi mandado construir pelo seu marido, como “cumprimento da promessa feita a Nossa Senhora” por D. João I pela vitória na batalha de Aljubarrota, diante dos castelhanos.

O autor dedica a obra “à Universidade Sénior do Montijo – corpo docente e discente –, espaço privilegiado de partilhas, de troca de experiências, mas também de salutar convívio, que desde 2006 tem seguido com determinação e entusiasmo o farol motivador inscrito no seu lema: Experiência e Saber”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -