27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoFesta da Flor promete colorir e animar centro da cidade

Festa da Flor promete colorir e animar centro da cidade

Tasquinhas são novidade. Concertos e workshops entre as várias iniciativas que vão repartir-se entre a Praça da República e o Alegro

 

- PUB -

Workshops florais, mercado de flores, oficinas criativas, animação de rua e concertos são algumas das actividades integrantes do programa da Festa da Flor, que regressa ao formato habitual de 27 a 29 deste mês no Montijo e que se dividirá entre o centro da cidade e a unidade comercial Alegro. A principal novidade desta edição é a implantação de “tasquinhas com zona de esplanadas”, anunciou a Câmara Municipal.

A partir da próxima sexta-feira, a Praça da República servirá de palco às várias iniciativas e a Rua Almirante Cândido dos Reis voltará a estar “decorada com uma colorida estrutura aérea”. A principal praça montijense estará também engalanada – destacando-se o embelezamento do coreto (tal como do edifício da Galeria Municipal) e até dos bancos públicos. E vão haver pontos preparados para fazer fotografias – “PhotoWalls instagramáveis” para a partilha das imagens na rede social.

O prato forte do primeiro dia do programa preparado para o centro da cidade está agendado para as 22h30, com “o concerto de Luís Trigacheiro”, logo após a actuação de Rita Fialho acompanhada por Martim Mendonça, realça a autarquia. Prevista está também, pelas 21h30, a apresentação do vídeo mapping subordinado ao tema “A Dama das Flores”.

- PUB -

Mas a Festa da Flor é inaugurada antes, logo pela manhã, com uma iniciativa especial. “Numa acção de solidariedade para com o povo ucraniano, a Festa da Flor irá contar com o Jardim da Paz, na Rua Agostinho Fortes”, salienta o município. Esse espaço, adianta, “será dinamizado pelos alunos de Artes da Escola Secundária Jorge Peixinho, que irão pintar um mural e acompanhar os mais novos que, ao longo dos três dias, queiram participar na actividade”. Os mais novos são “as crianças dos jardins-de-infância e das escolas básicas do concelho”, a quem a Câmara Municipal disponibilizou “um postal”, tendo em vista “participarem em família na construção de um mural pela paz”, com um desenho e uma mensagem. Além desta actividade, a manhã de 27, a partir das 11h30, ficará ainda marcada pela apresentação de petiscos na tasquinha da Escola Profissional do Montijo, preparados pelos alunos do Curso de Cozinha e Bar.

Para sábado, 28, está programada a actuação dos Funk You Brass Band e para domingo, 29, a Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo realiza um concerto, ao qual se seguirá um desfile de moda promovido pela Comissão da Baixa. As iniciativas têm entrada gratuita.

Alegro Aurea e coro de artistas surdos no primeiro dia

A programação da Festa da Flor alarga-se ao Alegro Montijo. Um concerto gratuito no dia 27, a partir das 21h30, com a cantora Aurea e a participação especial do coro de artistas surdos “Mãos Que Cantam”, através de interpretação em língua gestual portuguesa, é a principal proposta do espaço comercial.

- PUB -

Face à participação deste coro, a superfície comercial irá apresentar “um spot dedicado ao projecto”, que contemplará “breves vídeos explicativos sobre a forma como é feita a interpretação das músicas” por estes artistas. Além disso, para promover o conhecimento nesta área, o Alegro Montijo irá ter “vários vídeos a explicar como dizer determinadas frases em língua gestual portuguesa”.

A cerimónia de apresentação do evento tem lugar no dia 26, às 11 horas, na superfície comercial, com as presenças de Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, Carlos Costa, responsável da Nhoot Portugal, que gere o Alegro Montijo, e Sérgio Peixoto, maestro do projecto “Mãos Que Cantam”. No dia 27, a partir das 11 horas, realiza-se o primeiro de três workshops organizados pela Noocity, com o tema “Flores Comestíveis”. Nos dias 28 e 29, pelas 15 horas, haverá demonstrações musicais a cargo do Conservatório Regional de Artes de Montijo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -