20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoPSD dá nomes de oito figuras locais a ruas do concelho

PSD dá nomes de oito figuras locais a ruas do concelho

Discussão em torno da proposta social-democrata foi acalorada. Houve nomes que tiveram de ser retirados, um foi rejeitado em votação e dois não recolheram unanimidade

Izidoro Maria de Oliveira, Manuel Braço Forte Júnior, Acácio Dores, José Joaquim Fialho da Mota Caria, José Cipriano Pisco, António Manuel Dias Pequerrucho (António Mourão), João Primo Jaleco e Francisco Arroja Beatriz. Estes são os oito nomes que, de futuro, vão ser atribuídos a novas ruas e avenidas no concelho do Montijo, por proposta apresentada pelo PSD na reunião de quarta-feira.

- PUB -

A gestão socialista e a vereação da CDU acabaram por viabilizar o documento dos social-democratas, após votação secreta a cada um dos nomes das figuras montijenses – foram todos aprovados por unanimidade, com excepção para Izidoro Maria de Oliveira e Francisco Arroja Beatriz, que recolheram, cada, dois votos contra. Também incluído estava o nome de Isidoro Sampaio de Oliveira, que foi rejeitado (cinco votos contra e dois a favor).

Na proposta, que suscitou discussão acalorada, eram indicados ainda dois outros nomes – João da Conceição Dias e Manuel Arroja Beatriz – que o PSD aceitou retirar de cima da mesa, depois de Nuno Canta lembrar que o primeiro já figura na toponímia do Montijo e que, no caso do segundo, a autarquia de acordo com o regulamento municipal não atribui a ruas o nome de pessoas vivas.

Na discussão da proposta, Nuno Canta revelou que o nome da antiga presidente da Câmara Jacinta Ricardo está indicado pela Comissão de Toponímia.

- PUB -

PS e CDU apelaram para que o PSD retirasse a proposta e a apresentasse em conformidade na reunião seguinte, de forma a que fossem feitas correcções necessárias – uma das quais de âmbito jurídico – e para que a apresentação dos nomes fosse feita de forma mais digna (não em conjunto), mas os social-democratas optaram por proceder às alterações na própria reunião e o documento foi aprovado.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -