16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMinistra da Agricultura vai presidir à inauguração da Feira do Porco

Ministra da Agricultura vai presidir à inauguração da Feira do Porco

Federação das associações de suinicultura espera mais de 10 mil visitantes. Toy e Quim Barreiros são atracções artísticas

 

- PUB -

A ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, vai presidir à inauguração da 25.ª edição da Feira Nacional do Porco, que se realiza de 12 a 14 deste mês no Parque de Exposições Acácio Dores, no Montijo. A cerimónia está marcada para as 14 horas, da próxima quinta-feira.

Ultrapassar a fasquia dos “10 mil visitantes” é a expectativa da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), conforme revelou David Neves, presidente desta entidade responsável pela organização do certame, ontem apresentado na Galeria Municipal do Montijo. A seu lado, Nuno Canta, presidente da Câmara, mostrou-se mais optimista. Embora não tenha avançado qualquer número, o autarca deixou implícito que, depois de dois anos de restrições provocadas pelo contexto pandémico, será de esperar uma grande afluência de público.

A feira, além da vertente a que se destina, contempla também uma componente de animação. Toy, Miguel Moura, Luís Gomez e Ana Duarte são os artistas propostos na “Noite da Popular FM”, logo no dia 12. Para a segunda noite estão reservadas as actuações de Quim Barreiros, Miguel Bravo e DJ Gaisita. No fecho, a 14, também à noite, sobem ao palco as Sevilhanas do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Los Romeros e DJ Gaisita.

- PUB -

Três centenas de expositores e mais de 120 empresas da fileira, nacionais e internacionais, vão marcar presença na feira, confirmou David Neves que realçou as novidades preparadas para esta edição: o Prémio Inovação e o cariz de solidariedade social. O prémio visa “reconhecer o investimento das empresas expositoras nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação”. Já a vertente solidária será concretizada com “uma parte da receita de bilheteira [as entradas têm um custo de 3 euros] e a totalidade do leilão da Pig Parade a reverterem para o Centro de Acolhimento Sol dos Meninos”, revelou David Neves. Ao todo serão leiloados 10 porcos de fibra de vidro, em tamanho real, pintados por alunos das escolas de vários agrupamentos do concelho do Montijo.

Os mais novos vão também poder participar numa outra actividade. A FPAS promove um concurso de pintura infantil, dirigido aos alunos do ensino básico do Montijo, que tem como tema principal o porco. Os trabalhos vão estar expostos na feira e o objectivo da organização é “aproximar as crianças aos animais, nomeadamente ao porco”.

Já Nuno Canta salientou a colaboração da autarquia com a organização do evento, que se reveste “de grande sucesso e de enorme importância para a cidade, para o País e para o sector da suinicultura”. “É uma parceria que nos orgulha bastante, que nos motiva imenso. Esta 25.ª edição vai mostrar o que de melhor se faz no sector, mas, também, outros aspectos da actividade económica, como a inovação, o desenvolvimento científico e a sustentabilidade no sentido do bem-estar animal e eficiência económica”, vincou.

- PUB -

E a terminar lançou um repto ao presidente da FPAS. “A Câmara Municipal do Montijo vai continuar a insistir na presença desta feira que traduz a nossa história, orgulha a nossa história e projecta o Montijo no futuro”, atirou o edil, com David Neves a acolher bem o desafio. “É nossa intenção e vontade continuar a manter a feira no Montijo.”

O presidente da FPAS sublinhou ainda que o certame “tem a particularidade de afirmar o setor em todas as suas vertentes e também de demonstrar aquela que é a sua resiliência ao longo dos últimos anos”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -