18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoBox das Emoções chega ao 2.º aniversário com quatro mil razões para...

Box das Emoções chega ao 2.º aniversário com quatro mil razões para festejar

Equipamento da União Mutualista do Montijo afirmou-se como solução disruptiva e inovadora no combate ao isolamento provocado pela covid-19

A Box das Emoções da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição completa, no próximo domingo (Dia da Mãe), dois anos de actividade. E, até Março último, já tinha possibilitado “mais de 3 890 visitas, prevendo-se que muito em breve atinja as quatro mil”, revelou a mutualista, que tem mantido o equipamento em actividade. São quase quatro mil razões para festejar.

- PUB -

No início de Maio de 2020 esta foi a solução inovadora encontrada pela União Mutualista do Montijo que “permitiu reactivar as visitas e o encontro, face a face, dos utentes dos lares com os seus familiares, em plena fase aguda da pandemia”, lembra a instituição. Isto, apenas “dois meses depois de terem sido suspensas as visitas aos lares pelas autoridades de saúde”.

A Box das Emoções teve um impacto “enorme” e acabou mesmo “reconhecida como uma solução disruptiva e pioneira quer a nível nacional quer internacional”, salienta a mutualista, em jeito de balanço. “Contornámos, de forma segura e sem quebrar qualquer das medidas de contingência então em vigor, a interdição das visitas aos lares”, reforça a associação, que assim se tornou na primeira entidade com valência de lar “a restabelecer o encontro entre utentes e familiares com essa solução ‘dentro da caixa’”.

Tanto a Comunicação Social nacional como internacional “noticiaram amplamente a solução inovadora a nível global”. “A Box das Emoções foi amplamente noticiada nas principais televisões e jornais de mais de 30 países, em vários continentes”, contabiliza a mutualista, que recorda ainda o reconhecimento recebido.

- PUB -

“A Box das Emoções assim como um conjunto de outras soluções implementadas para fazer face à pandemia covid-19 e a capacidade de organização e antecipação às orientações da DGS valeram à União Mutualista o reconhecimento nos Prémios Saúde Sustentável, Edição Especial 2020, com a distinção na categoria ‘Boas Práticas em Contexto Covid-19’”.

Actualmente, o equipamento continua a dar resposta às visitas dos familiares aos utentes do lar da instituição. “Permite um contacto de proximidade, seguro para os utentes e também capaz de preservar o acesso de terceiros ao interior do equipamento, facto que garante a manutenção de todas as orientações das autoridades de saúde e planos de contingência em vigor”, justifica a mutualista.

A Box das Emoções foi inaugurada em 3 de Maio de 2020 – primeiro domingo do mês que assinala o Dia da Mãe – e, até Março deste ano, já havia registado “mais de 3 890 visitas”, indica a associação, que prevê atingir o número redondo de quatro mil “muito em breve”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -