16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMunicípio do Montijo distribui 750 sobreiros à população em semana verde

Município do Montijo distribui 750 sobreiros à população em semana verde

Entrega gratuita de exemplares vai decorrer na Praça da República, ao longo de cinco dias

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Montijo vai distribuir gratuitamente 750 sobreiros aos munícipes, entre 21 e 25 de Março, no âmbito da Semana Verde que anualmente promove. A entrega dos exemplares da espécie – que o município decidiu este ano homenagear – vai ocorrer durante as manhãs, na Praça da República, no centro da cidade montijense.

A Semana Verde engloba ainda a tradicional plantação da árvore, que vai ter lugar no Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro, pelas 15 horas da próxima segunda-feira, 21. A autarquia espera que esta acção venha a contar “com a participação da comunidade escolar”.

Sobre a árvore este ano homenageada, o sobreiro, a Câmara Municipal destaca a ligação da espécie ao território. “Montijo tem uma longa história ligada à indústria corticeira. A espécie arbórea encontra-se um pouco por todo o concelho. Na freguesia de Canha encontra-se um sobreiro centenário classificado como árvore de interesse público.”

- PUB -

E reforça: “Segundo a Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR), o sobreiro é a única espécie vegetal capaz de produzir cortiça de forma sustentável e com a máxima qualidade, que garante uma indústria única no mundo e que é vital na manutenção do montado e na preservação da fauna e flora”.

O município salienta também as características da árvore. “O sobreiro tem uma casca volumosa de tecido suberoso (a cortiça), folhagem verde todo o ano e pode ter um porte natural de 10 a 15 metros de altura, no caso de um sobreiro adulto. Tem uma grande longevidade e uma enorme capacidade de regeneração.”

A Semana Verde do Montijo visa assinalar “a chegada da Primavera” bem como o papel preponderante das árvores “no equilíbrio dos ecossistemas, na manutenção do meio ambiente, na pureza do ar e na melhoria da qualidade de vida do Homem”, conclui a autarquia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -