26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoJardim infantil reabre no parque municipal com novos brinquedos e mais inclusivo

Jardim infantil reabre no parque municipal com novos brinquedos e mais inclusivo

Reabilitação do espaço permite acesso a todas as crianças e homenageia a floricultura local

 

- PUB -

O jardim infantil no Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro, no Montijo, foi reaberto no passado sábado, mas agora com piso e brinquedos novos, que permitem o usufruto a crianças com necessidades especiais e que, ao mesmo tempo, homenageiam a floricultura local.

A reabertura foi assinalada a rigor com a presença de autarcas locais e também por uma representante da empresa que assumiu a renovação do espaço. A inclusão foi palavra-chave no desenvolvimento do projecto. “[Houve] A preocupação em fazer um parque inclusivo para todas as crianças.

Este parque foi pensado para crianças com mobilidades reduzidas a nível físico e também sensorial”, disse Iara Paula, terapeuta ocupacional, responsável pela implementação de parques infantis inclusivos na Play Planet.

- PUB -

Já Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal, explicou a opção pela escolha das flores como temática central do renovado espaço. “Tem como objectivo homenagear a floricultura e em especial a gerbera, uma vez que o concelho do Montijo é o maior produtor desta flor”, lembrou o autarca.

A opção pelos novos elementos de recreio e decorativos tem, porém, a si associada uma outra função. “As cores vivas presentes nas flores, nos brinquedos e no piso, são um estímulo sensorial para as crianças portadoras de deficiência cognitiva”, explicou o edil, sem deixar de assinalar a prioridade dada pelo município às questões da igualdade e da inclusão.

“Temos orgulho neste equipamento por ser acessível a todas as crianças, sejam ou não portadoras de deficiência, com todas as condições para que os familiares possam acompanhar os seus descendentes e ser um ponto de encontro”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -