18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoAssociação Omnis Factum lança escola para promover integração social

Associação Omnis Factum lança escola para promover integração social

Projecto de interculturalidade visa criar actividades que juntem a população local com as comunidades migrantes

 

- PUB -

“Reduzir a desinformação e aumentar a tolerância para com a diferença” é um dos objectivos da Escola da Interculturalidade Global, projecto lançado no passado dia 10 pela Omnis Factum Associação. A sessão solene realizou-se no Afonsoeiro, no salão nobre da delegação da Junta da União das Freguesias.

“Num País que ainda continua a apresentar elevadas taxas de discriminação e preconceito racial é importante criar mais actividades e programas que juntem as comunidades locais com as comunidades migrantes”, explica a associação sobre a génese do projecto, desenvolvido em parceria com a Banda Democrática 2 de Janeiro e o Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra e o apoio do programa Erasmus+ Juventude em Acção.

A Escola da Interculturalidade Global, adianta a Omnis Factum, será “um espaço onde jovens e seniores se vão juntar para discutir e conhecer mais sobre as culturas presentes no concelho do Montijo”.

- PUB -

E entre os objectivos, que visam aumentar a tolerância, é apontada a promoção de “empatia, diversidade cultural e partilha de conhecimentos, cooperação e inclusão de pessoas com outras culturas e entre gerações”.

Além disso, o projecto pretende ainda “empoderar” as diferentes “culturas, capacitar os participantes para a transição digital e melhorar as capacidades cívicas, sociais e culturais dos participantes, cultivando uma maior sensibilização intercultural”.

- PUB -

Na sessão de lançamento participaram Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, Anabela Cardante, gestora de projectos da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, Ana Cristina Santos, secretária do executivo da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, e Paula Póvoas, directora do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra.

Presentes estiveram ainda Carlos Alberto Fonseca, embaixador da República de Angola em Portugal, Isidoro Santana, 1.º secretário da Assembleia Municipal do Montijo, membros do corpo diplomático de Cabo Verde e Guiné-Bissau, além de representantes de PSP, GNR e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Montijo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -