27 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoEscola Profissional do Montijo ganha acreditação Erasmus até 2027

Escola Profissional do Montijo ganha acreditação Erasmus até 2027

Candidatura desenvolvida em conjunto com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal já foi aprovada

 

- PUB -

A Escola Profissional do Montijo (EPM) viu aprovada a candidatura que realizou, em parceria com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal, à acreditação dos projectos Erasmus+ K1 para o período 2021-2027.

“A acreditação agora obtida enquanto coordenador de um consórcio de escolas confirma os elevados padrões de qualidade da EPM no que se refere à sua internacionalização e à capacidade que tem vindo a revelar ao nível da concretização de projectos europeus que, sucessivamente, têm permitido que dezenas de alunos e professores da nossa instituição possam vivenciar experiências Erasmus noutros países europeus”, diz Ana Marcelino, coordenadora de projectos Erasmus no Gabinete da Juventude da autarquia.

Ao mesmo tempo que lembra que “o consórcio liderado pela EPM tem como parceiros a Escola Secundária Poeta Joaquim Serra do Montijo, a Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo, a Escola Técnica Profissional da Moita e a Escola Secundária do Pinhal Novo”, a responsável salienta que estes projectos têm “permitido a um conjunto de jovens do ensino profissional usufruírem de uma experiência de estágio num contexto laboral em diversas áreas, aumentando as suas oportunidades, o seu conhecimento técnico, a valorização dos seus percursos académicos e, sobretudo, a sua valorização do ponto de vista humano”.

- PUB -

Através da “realização de experiências de mobilidade e de cooperação internacional um pouco por toda a Europa”, a EPM em conjunto com o Gabinete da Juventude do município montijense tem, assim, “vindo a construir uma internacionalização sólida da instituição ao longo dos últimos anos”, adianta Ana Marcelino.

De resto, desde os primeiros passos nesse sentido, a aposta já leva quase uma década de consolidação. “Entre 2012 e 2020 implementámos vários projectos Leonardo da Vinci e Erasmus, tendo sido realizadas dezenas de mobilidades com os alunos da escola profissional de vários cursos técnicos, com pessoal educativo, docente e não docente, em actividades de formação em contexto de trabalho, actividades de ‘jobshadowing’ ou de formação, noutras instituições europeias ligadas ao ensino profissional”, recorda.

“Contudo, a possibilidade de participação esteve sempre dependente de uma candidatura anual, que limitou os planos de internacionalização da escola a um curto espaço temporal de um ou dois anos”, ressalva a coordenadora do Gabinete da Juventude.

- PUB -

Limitação agora ultrapassada com a aprovação da acreditação Erasmus até 2027, o que torna a EPM “numa referência europeia”, considera Ana Marcelino, a concluir. Esta acreditação marca agora o arranque do novo programa Erasmus 2021-2027.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -