20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoBombeiros Voluntários do Montijo elegem novos órgãos sociais na próxima sexta-feira

Bombeiros Voluntários do Montijo elegem novos órgãos sociais na próxima sexta-feira

Actual direcção vai ter concorrência. Lista B apresenta-se com conjunto de propostas para o próximo triénio

 

- PUB -

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo vai a votos a 17 deste mês. As eleições, para escolha dos órgãos sociais para o triénio 2022-2024, vão ser disputadas por duas listas candidatas. Têm a palavra os sócios, que vão poder decidir o futuro da instituição entre as 17h30 e as 21h30 da próxima sexta-feira na sede do quartel.

Pela lista A recandidatam-se Amável Pires, João Paulo Dinis e António Dias, respectivamente, à presidência da direcção, da assembleia geral e do conselho fiscal. Encabeçam a lista B Jorge Costa Lopes (direcção), Mário Baliza (assembleia geral) e António Marques (conselho fiscal).

Já conhecidas são as linhas programáticas de acção da lista B. A candidatura que aposta em Jorge Lopes para a presidência da direcção tornou público, numa página criada na rede social Facebook, mais de duas dezenas de propostas, sob o lema “criar futuro, criar valor, preservar a história”.

- PUB -

“Melhorar a qualidade no serviço de emergência pré-hospitalar e de transporte de doentes” e criar um “centro médico no quartel para todos os bombeiros, sócios e familiares directos, com médico, psicólogo, fisioterapeuta e enfermeiro” são as duas primeiras propostas que a lista B elenca no programa. “Melhorar a situação financeira da associação” é outra das pretensões apontadas, a par da “criação de [uma] unidade de formação certificada para empresas e civis” e da intenção de “estabelecer [um] protocolo com a empresa de formação especializada em incêndios industriais e urbanos” no sentido de especializar os bombeiros da corporação “em diversas áreas formativas”.

Investimento e mais condições

A equipa liderada por Jorge Lopes defende também a “revisão do acordo de empresa com vista a melhorar as condições dos colaboradores dos Bombeiros do Montijo” e a “humanização da associação”, para “dignificação do bombeiro”. O investimento na equipa de comando, no corpo activo e colaboradores “com recursos humanos e materiais cada vez mais actualizados e qualificados” é outro dos objectivos da lista B, que preconiza também a avaliação e capacitação dos recursos humanos profissionais (bombeiros assalariados).

- PUB -

“Potenciar condições de incentivo aos associados (com eventuais parcerias com instituições locais de prestação de serviços)”, recriar “o museu da associação e recuperar viaturas e equipamentos”, criar “um seguro de saúde para todos os bombeiros com protocolos com entidades da área” e submeter “candidaturas a fundos comunitários” para “remodelação, ampliação, das infra-estruturas e aquisição de equipamentos” são propostas também contempladas. A criação da modalidade “Sócio Benemérito” para inclusão dos elementos da corporação como associados da instituição e o fomento de acções de proximidade à população também figuram, entre outras, no leque de medidas apresentado por esta candidatura.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -