25 Janeiro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoBombeiros Voluntários do Montijo elegem novos órgãos sociais na próxima sexta-feira

Bombeiros Voluntários do Montijo elegem novos órgãos sociais na próxima sexta-feira

Actual direcção vai ter concorrência. Lista B apresenta-se com conjunto de propostas para o próximo triénio

 

- PUB -

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo vai a votos a 17 deste mês. As eleições, para escolha dos órgãos sociais para o triénio 2022-2024, vão ser disputadas por duas listas candidatas. Têm a palavra os sócios, que vão poder decidir o futuro da instituição entre as 17h30 e as 21h30 da próxima sexta-feira na sede do quartel.

Pela lista A recandidatam-se Amável Pires, João Paulo Dinis e António Dias, respectivamente, à presidência da direcção, da assembleia geral e do conselho fiscal. Encabeçam a lista B Jorge Costa Lopes (direcção), Mário Baliza (assembleia geral) e António Marques (conselho fiscal).

Já conhecidas são as linhas programáticas de acção da lista B. A candidatura que aposta em Jorge Lopes para a presidência da direcção tornou público, numa página criada na rede social Facebook, mais de duas dezenas de propostas, sob o lema “criar futuro, criar valor, preservar a história”.

- PUB -

“Melhorar a qualidade no serviço de emergência pré-hospitalar e de transporte de doentes” e criar um “centro médico no quartel para todos os bombeiros, sócios e familiares directos, com médico, psicólogo, fisioterapeuta e enfermeiro” são as duas primeiras propostas que a lista B elenca no programa. “Melhorar a situação financeira da associação” é outra das pretensões apontadas, a par da “criação de [uma] unidade de formação certificada para empresas e civis” e da intenção de “estabelecer [um] protocolo com a empresa de formação especializada em incêndios industriais e urbanos” no sentido de especializar os bombeiros da corporação “em diversas áreas formativas”.

Investimento e mais condições

A equipa liderada por Jorge Lopes defende também a “revisão do acordo de empresa com vista a melhorar as condições dos colaboradores dos Bombeiros do Montijo” e a “humanização da associação”, para “dignificação do bombeiro”. O investimento na equipa de comando, no corpo activo e colaboradores “com recursos humanos e materiais cada vez mais actualizados e qualificados” é outro dos objectivos da lista B, que preconiza também a avaliação e capacitação dos recursos humanos profissionais (bombeiros assalariados).

- PUB -

“Potenciar condições de incentivo aos associados (com eventuais parcerias com instituições locais de prestação de serviços)”, recriar “o museu da associação e recuperar viaturas e equipamentos”, criar “um seguro de saúde para todos os bombeiros com protocolos com entidades da área” e submeter “candidaturas a fundos comunitários” para “remodelação, ampliação, das infra-estruturas e aquisição de equipamentos” são propostas também contempladas. A criação da modalidade “Sócio Benemérito” para inclusão dos elementos da corporação como associados da instituição e o fomento de acções de proximidade à população também figuram, entre outras, no leque de medidas apresentado por esta candidatura.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Duas das crianças feridas em acidente rodoviário em Palmela em estado grave

O sinistro envolveu três veículos ligeiros e obrigou ao corte de trânsito na EN 5 por mais de três horas

Morreu uma das crianças feridas em colisão automóvel no concelho de Palmela 

Menino tinha cinco anos e havia sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria. Ontem acabou por não resistir aos ferimentos

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -