19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCidade ilumina-se este sábado no arranque das celebrações de Natal

Cidade ilumina-se este sábado no arranque das celebrações de Natal

O trenó chegou na quinta-feira, mas o Pai Natal só vem no domingo. Renas e duendes acompanham o melhor amigo da criançada, que vai desfilar por várias ruas num transporte especial

 

- PUB -

A casinha está montada e o trenó chegou ontem. Mas o Pai Natal só irá apresentar-se no Montijo no próximo domingo, em transporte especial e em grande estilo. As celebrações da quadra no concelho arrancam já neste sábado com a inauguração de uma exposição na Galeria Municipal, pelas 16h30, e o acender da iluminação de Natal na Praça da República.

As luzes, que decoram várias artérias do centro da cidade e equipamentos, vão brilhar a partir das 18 horas e o momento será assinalado a rigor, com a actuação do Coro Juvenil do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM). Naquela que é a principal praça montijense, junto à Igreja Matriz, vai ainda poder ser apreciado “um presépio de grandes dimensões”, anunciou a Câmara Municipal.

Porém, é para este domingo que está agendado um dos momentos mais altos da programação “Natal com Arte”, promovida pelo município. Depois da abertura, pelas 10h00, do “Mercado de Natal e Street Food” na mesma praça – que, segundo a autarquia, será animada com a “Banda de Natal e seus amigos” – a chegada do barrigudo de longas barbas brancas, trajado de vermelho e branco, promete centrar todas as atenções, sobretudo entre a pequenada.

- PUB -

“O Pai Natal chega ao Montijo e este ano vem num transporte especial acompanhado pelas suas renas e duendes. O percurso inicia-se na zona do Afonsoeiro e contempla várias ruas da cidade até se chegar à Praça da República, por volta das 16h00, onde haverá muita animação e distribuição de lembranças a todos os meninos e meninas”, revelou o município.

O Natal, como é comum ouvir-se, é antes de mais das crianças. Talvez por isso, e tal como tem sido habitual nas comemorações anteriores, “a programação infantil será privilegiada”. Assim, na Praça da República, vai estar ainda instalada “uma tenda que servirá de palco a animações infantis”, como a Hora do Conto e as Oficinas Criativas. E na Praça Gomes Freire de Andrade, para gáudio dos que gostam de andar com a ‘cabeça à roda’, estará instalado um carrossel.

Comemorações descentralizadas

- PUB -

O programa das comemorações irá também abranger as outras freguesias do concelho montijense. De acordo com a autarquia, o Pai Natal “não irá faltar em Canha, Pegões, Atalaia, Sarilhos Grandes e Jardia”, localidades para onde estão agendados “espectáculos multimédia e teatro”, cuja calendarização completa pode ser consultada no site do município.

As actividades descentralizadas englobam ainda o Ciclo de Concertos “Uma Igreja, um Concerto”. Os espectáculos vão ter lugar “na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Canha, na Igreja dos Pastorinhos, no Barro do Areias, e na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Afonsoeiro”. Ainda no domínio musical, são várias as propostas anunciadas pela autarquia, que prometem proporcionar momentos de sonho.

“O Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida apresenta, a 5 de Dezembro, o maior espectáculo musical infantil (Peter Pan – o Segredo da Ilha dos 3 olhos) e continua a sua programação com a apresentação de musicais da Broadway, pela Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, a 8 de Dezembro, a Bela Adormecida, pelo Conservatório Regional de Artes do Montijo, a 11 do mesmo mês, e o Concerto de Natal pelo Grupo Coral do Montijo.”

Antes, a 4 de Dezembro, realiza-se a 13.ª edição da exposição “A Arte dos Presépios”, que estará patente ao público no Museu Municipal Casa Mora e Posto de Turismo até 9 de Janeiro. A mostra apresenta “peças repletas de originalidade relacionadas com a iconografia e simbologia do presépio e do Natal”, salienta a autarquia, a concluir.

 

Aposta em montras engalanadas para apoiar comércio local

“Montras de Natal” é outra iniciativa que volta figurar no calendário festivo desta quadra. A Câmara Municipal revela que está a promover esta acção com o intuito de “incentivar os comerciantes a decorarem as suas montras”, de forma a que as lojas possam também constituir um motivo particular de atracção pública, entre 4 de Dezembro e 6 de Janeiro.

Para o efeito, a autarquia “compromete-se a ofertar um elemento decorativo de Natal a todos os comerciantes aderentes”, para que decorem as montras “com criatividade e imaginação”. E o lema está escolhido: “Natal é tradição, compre com o coração”, indica o município, que apela aos munícipes e visitantes para que façam compras no comércio local. Até porque, esta é mais uma medida que visa “revitalizar a economia e contribuir para o aumento do consumo no comércio local”, justifica a edilidade.

As normas de participação podem ser consultadas em www.mun-montijo.pt, onde os comerciantes interessados podem ainda preencher a ficha de inscrição.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -