24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMinistro da Educação abre Semana da Formação Financeira na Secundária Jorge Peixinho

Ministro da Educação abre Semana da Formação Financeira na Secundária Jorge Peixinho

Tiago Brandão Rodrigues rubricou protocolo com Mário Centeno, presidente do Conselho de Supervisores Financeiros

 

- PUB -

A Escola Secundária Jorge Peixinho, em Montijo, serviu de palco à sessão solene de abertura da Semana da Formação Financeira 2021, apadrinhada pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Durante a cerimónia, que decorreu nesta segunda-feira, foi assinado um protocolo que visa promover a educação financeira em contexto educativo e formativo.

- PUB -

Rubricaram o protocolo de colaboração, enquanto representantes das entidades parceiras do Plano Nacional de Formação Financeira, Tiago Brandão Rodrigues, Mário Centeno, presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e Governador do Banco de Portugal (BP), Rui Pinto, administrador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Margarida Corrêa, presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e Luís Máximo dos Santos, vice-Governador do BP.

O compromisso pretende “reforçar a parceria existente entre os supervisores financeiros e o Ministério da Educação”, salienta a Câmara Municipal do Montijo, numa publicação efectuada na página que administra na rede social Facebook. A ocasião serviu também para a apresentação do “Caderno de Educação Financeira 4”.

Esta acção é “dirigida aos alunos do ensino secundário” e tem o objectivo de “apoiar estudantes e professores na abordagem de temas de literacia financeira, constituindo uma etapa fundamental da estratégia de implementação da educação financeira nas escolas”, explica a autarquia.

- PUB -

A importância da formação financeira em contexto educativo foi, de resto, realçada pelo ministro da Educação.

Até porque, vem contribuir para “dar às crianças e jovens a capacidade de serem cidadãos mais críticos, mais esclarecidos, mais comprometidos, solidários e responsáveis, enquanto consumidores”, justificou Tiago Brandão Rodrigues, citado na mesma nota publicada pela edilidade.

A sessão solene foi aberta por Maria João Serra, directora da Escola Secundária Jorge Peixinho, e contou com a presença de Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, que destacou aquele estabelecimento de ensino montijense como “uma das escolas públicas de excelência” existentes “no concelho e no País”.

No decurso da cerimónia, foram também “anunciadas as escolas vencedoras da 10.ª edição do concurso ‘Todos Contam’ e o vencedor do prémio professor de 2021, cujo júri é presidido por Isabel Alçada”, informou ainda a autarquia.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -