12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoHospital de dia de psiquiatria arranca com consultas já na próxima semana

Hospital de dia de psiquiatria arranca com consultas já na próxima semana

Nova valência da unidade hospitalar montijense está concluída. Tem seis gabinetes médicos e duas salas de enfermagem

 

- PUB -

É já a partir da próxima semana que entra em funcionamento uma nova valência na unidade hospitalar do Montijo. Trata-se do hospital de dia de psiquiatria, cuja abertura ocorreu na última quarta-feira. Mas as consultas, de psiquiatria e psicologia, só começam a ser realizadas na semana que aí vem.

O novo serviço, que representou um investimento na ordem dos 200 mil euros, foi instalado numa ala que se encontrava desocupada – onde funcionou o serviço de medicina interna – no hospital montijense. Segundo a Câmara Municipal do Montijo, o hospital de dia de psiquiatria “coloca à disposição dos cidadãos seis gabinetes médicos, duas salas de enfermagem, grupos terapêuticos, espaço de cozinha e refeitório” e “dá uma resposta articulada a várias faixas etárias”.

Um dos objectivos que levaram à criação desta resposta na unidade hospitalar montijense passa por “garantir a continuidade dos cuidados assistenciais aos doentes após a alta do internamento”, anunciou a administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), ainda antes da conclusão dos trabalhos de instalação da nova valência. O hospital de dia de psiquiatria, ainda de acordo com a informação divulgada pelo CHBM, é destinado a utentes com possibilidade de reabilitação que se encontrem “em fase de recuperação de episódios agudos ou de difícil estabilização clínica” e que necessitem de intervenção diária e intensiva.

- PUB -

O novo serviço deverá contar com uma equipa multidisciplinar, que integra psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social.

Centro de saúde abre ainda este ano

À margem do novo hospital de dia de psiquiatria, continuam a decorrer também na unidade hospitalar do Montijo as obras de construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) Aldegalega. E a entrada em funcionamento do novo equipamento já tem data prevista. “A abertura do centro de saúde está prevista [ocorrer] entre Setembro e Outubro deste ano”, revelou a Câmara Municipal do Montijo, na sequência de uma visita recente de Nuno Canta, presidente da autarquia, ao espaço.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -