20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoSecundária Jorge Peixinho recebe encontro do programa Erasmus+

Secundária Jorge Peixinho recebe encontro do programa Erasmus+

Alunos e professores da Estónia e da Polónia visitam o Montijo. Escolas de Itália, Eslováquia e Turquia vão estar ligadas em directo

 

- PUB -

A Escola Secundária Jorge Peixinho, em Montijo, vai receber de 13 a 20 deste mês o quinto de seis encontros do projecto “From the classrooms to the real world”, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Dirigido a alunos do ensino secundário e promovido pela Polónia, o projecto engloba as participações de mais cinco países: Portugal, Turquia, Eslováquia, Estónia e Itália. A iniciativa permite a comitivas de alunos e professores destes países a realização de intercâmbios de visitas entre todos, para o desenvolvimento de actividades específicas.

“Cada escola anfitriã tem um tema sobre o qual as comitivas visitantes têm de cumprir actividades”, explica Sandra Nóbrega, coordenadora do projecto português e docente na Secundária Jorge Peixinho.

- PUB -

A iniciativa arrancou em Março de 2019, com a Turquia a receber a primeira mobilidade. Seguiram-se, nesse mesmo ano, visitas à Eslováquia, em Abril, à Sicília, em Itália, de 26 de Maio a 1 de Junho, e à Estónia, em Outubro. Após um interregno, devido à pandemia, o projecto é agora retomado com a escola montijense a receber o quinto encontro, que terá como tema “Suporte Básico de Vida e Técnicas de Relaxamento”.

Face ao actual contexto pandémico, deslocam-se ao Montijo apenas as comitivas da Polónia e da Estónia. “A participação dos restantes países será feita em formato digital, através de ligações em directo, que permitirão o acompanhamento das actividades”, revela Sandra Nóbrega.

- PUB -

As delegações da Polónia e da Estónia chegam no próximo domingo ao Montijo. A cerimónia de abertura do encontro realiza-se no dia seguinte e para a tarde estão programadas acções relacionadas com o tema do projecto português. Na terça-feira, os participantes visitam Lisboa e na quarta-feira deslocam-se a Sintra. Para quinta-feira está agendada uma visita ao Oceanário e uma “Noite Portuguesa” no auditório da Secundária Jorge Peixinho. Haverá um jantar de convívio, com refeições confeccionadas pelos pais dos alunos da escola montijense, e depois a sessão solene de entrega dos certificados europeus Erasmus. Na sexta-feira, além de actividades sobre técnicas de relaxamento, os participantes deslocam-se à praia da Arrábida.

O último encontro, após a jornada em Montijo, terá lugar no país promotor, a Polónia, entre 27 deste mês e 4 de Julho.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -