22 Janeiro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoSecundária Jorge Peixinho recebe encontro do programa Erasmus+

Secundária Jorge Peixinho recebe encontro do programa Erasmus+

Alunos e professores da Estónia e da Polónia visitam o Montijo. Escolas de Itália, Eslováquia e Turquia vão estar ligadas em directo

 

- PUB -

A Escola Secundária Jorge Peixinho, em Montijo, vai receber de 13 a 20 deste mês o quinto de seis encontros do projecto “From the classrooms to the real world”, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Dirigido a alunos do ensino secundário e promovido pela Polónia, o projecto engloba as participações de mais cinco países: Portugal, Turquia, Eslováquia, Estónia e Itália. A iniciativa permite a comitivas de alunos e professores destes países a realização de intercâmbios de visitas entre todos, para o desenvolvimento de actividades específicas.

“Cada escola anfitriã tem um tema sobre o qual as comitivas visitantes têm de cumprir actividades”, explica Sandra Nóbrega, coordenadora do projecto português e docente na Secundária Jorge Peixinho.

- PUB -

A iniciativa arrancou em Março de 2019, com a Turquia a receber a primeira mobilidade. Seguiram-se, nesse mesmo ano, visitas à Eslováquia, em Abril, à Sicília, em Itália, de 26 de Maio a 1 de Junho, e à Estónia, em Outubro. Após um interregno, devido à pandemia, o projecto é agora retomado com a escola montijense a receber o quinto encontro, que terá como tema “Suporte Básico de Vida e Técnicas de Relaxamento”.

Face ao actual contexto pandémico, deslocam-se ao Montijo apenas as comitivas da Polónia e da Estónia. “A participação dos restantes países será feita em formato digital, através de ligações em directo, que permitirão o acompanhamento das actividades”, revela Sandra Nóbrega.

- PUB -

As delegações da Polónia e da Estónia chegam no próximo domingo ao Montijo. A cerimónia de abertura do encontro realiza-se no dia seguinte e para a tarde estão programadas acções relacionadas com o tema do projecto português. Na terça-feira, os participantes visitam Lisboa e na quarta-feira deslocam-se a Sintra. Para quinta-feira está agendada uma visita ao Oceanário e uma “Noite Portuguesa” no auditório da Secundária Jorge Peixinho. Haverá um jantar de convívio, com refeições confeccionadas pelos pais dos alunos da escola montijense, e depois a sessão solene de entrega dos certificados europeus Erasmus. Na sexta-feira, além de actividades sobre técnicas de relaxamento, os participantes deslocam-se à praia da Arrábida.

O último encontro, após a jornada em Montijo, terá lugar no país promotor, a Polónia, entre 27 deste mês e 4 de Julho.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Entrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e subir ao 2.º lugar

Varela (bisou) e Zequinha fizeram os golos desta quinta-feira no Bonfim

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -