14 Maio 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Montijo Balanço sobre escavações em Sarilhos Grandes é apresentado este domingo no Facebook

Balanço sobre escavações em Sarilhos Grandes é apresentado este domingo no Facebook

A equipa do projecto SAND, que descobriu 21 sepulturas de datas compreendidas entre os séculos XV e XVII em Sarilhos Grandes, vai apresentar via online no próximo domingo, a partir das 14h30, um balanço aos 13 anos de trabalhos de investigação realizados. A iniciativa vai ser transmitida em directo na página do referido projecto na rede social Facebook.

- PUB -

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, vai intervir na abertura do evento, com Paula Alves Pereira, coordenadora do projecto e arqueóloga, a fazer a apresentação de “SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos: 13 Anos de Investigação”.

Roger Lee de Jesus, do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra, apresenta de seguida o tema “De Sarilho o Grande a Sarilhos Grandes: o que a história local nos conta”. Seguem-se intervenções de Bruno Magalhães e Ana Luísa Santos, ambos do CIAS da Universidade de Coimbra, sobre “O contributo da Bioantropologia para o estudo das populações do Montijo (Pátio de Água) e de Sarilhos Grandes”.

“O Padre António de Gouveia Cardoso de Sarilhos Grandes: dos documentos aos ossos” é o tema a abordar por Paula Alves Pereira, Roger Lee de Jesus e Bruno Magalhães, antes da última apresentação subordinada à temática “O projecto SAND: perspectivas futuras”, a cargo de Paula Alves Pereira e Ana Luísa Santos. A vereadora Sara Ferreira, que detém o pelouro da cultura na câmara montijense, encerra o evento. A autarquia lembra que os interessados podem colocar questões aos oradores. Para o efeito devem preencher um formulário disponível em www.mun-montjo.pt. “Após validação da inscrição será remetido o link zoom, ID da reunião e senha de acesso”, explica o município.

- PUB -

A iniciativa realiza-se no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de Abril de 1982.

Na última reunião de câmara, foi aprovada com os votos favoráveis de PS e CDU – o PSD absteve-se – a terceira adenda ao acordo de colaboração, celebrado entre o município e a Universidade de Coimbra, através da FCT (em Junho de 2019), no âmbito do projecto. Esta adenda prevê a extensão do prazo protocolado até ao final do ano e um apoio financeiro no valor de 30 mil e 444 euros.

- PUB -

Mais populares

GNR desmantela maior rede de tráfico de amêijoa do Tejo em mega-operação com 200 militares

Operação resultou na detenção de seis homens e duas mulheres e na apreensão de 120 mil euros, 22 veículos e 14 embarcações   Um grupo de...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Detidos em operação internacional de captura de amêijoa no Tejo são portugueses

Detidos serão presentes amanhã e quinta-feira ao tribunal do Montijo para 1.º interrogatório e aplicação das respectivas medidas de coacção   Os cinco detidos numa mega-operação...
- PUB -