14 Maio 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Montijo Montalva/Izidoro passa a produzir com energia amiga do ambiente

Montalva/Izidoro passa a produzir com energia amiga do ambiente

Grupo empresarial investiu 3 milhões para instalar painéis fotovoltaicos em quatro unidades industriais. Aposta passa por parceria com a Helexia

 

- PUB -

A fábrica de transformação de carnes da Montalva/Izidoro no Montijo foi uma das quatro unidades industriais do grupo empresarial que já foram dotadas de um total de 11 090 painéis fotovoltaicos, num investimento global de cerca de três milhões de euros.

A instalação destas unidades de produção de energia renovável para autoconsumo veio beneficiar as instalações do grupo em Torres Novas, Milharado e Santarém, além de Montijo, e resulta de “uma parceria a 15 anos estabelecida com a Helexia, que assume o papel de parceiro e promotor do projecto”, anunciou na última segunda-feira esta operadora ligada ao sector da sustentabilidade energética.

“Esta implementação vai permitir uma potência instalada nas várias centrais de 3,5 MWp e uma produção anual de 5,4 GWh. Uma redução das emissões de 2 400 toneladas de CO2 por ano, sendo a energia produzida o equivalente ao abastecimento médio de 1 200 lares por ano – o que equivale, precisamente, ao número de lares dos colaboradores do grupo [empresarial]”, adianta a Helexia, em comunicado.

- PUB -

Segundo Luís Rodrigues, CEO do grupo Montalva, citado na mesma nota, “a preocupação do Grupo Montalva/Izidoro com o meio ambiente e a sustentabilidade é uma prioridade”, pelo que a decisão de avançar com o investimento nas quatro unidades industriais “foi uma decisão lógica e natural”. Para o responsável, a utilização de energia renovável constitui “um importante passo no caminho sustentável que a empresa está a trilhar” e abrange “vários eixos do ciclo de vida do portfolio de produtos” da empresa.

Já Luís Pinho, CEO da Helexia, sublinha que “o sucesso” do projecto “é resultado do alinhamento das duas empresas com a sustentabilidade ecológica e económica”. “Esta aposta do Grupo Montalva confirma e reforça os seus valores, satisfazendo e valorizando os seus clientes mantendo o seu compromisso de responsabilidade social e ambiental”, elogia o CEO da Helexia, no mesmo comunicado.

Esta operadora de soluções de sustentabilidade energética, produção e gestão de energia (solar) e mobilidade eléctrica está representada em França, Itália, Bélgica, Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos. Conta com vários projectos de eficiência energética, de produção descentralizada de energia e já colocou a funcionar mais de 240 centrais fotovoltaicas em coberturas e parkings, num total de mais de 55 MWp e 140 milhões de euros de investimento.

- PUB -

Mais populares

GNR desmantela maior rede de tráfico de amêijoa do Tejo em mega-operação com 200 militares

Operação resultou na detenção de seis homens e duas mulheres e na apreensão de 120 mil euros, 22 veículos e 14 embarcações   Um grupo de...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Detidos em operação internacional de captura de amêijoa no Tejo são portugueses

Detidos serão presentes amanhã e quinta-feira ao tribunal do Montijo para 1.º interrogatório e aplicação das respectivas medidas de coacção   Os cinco detidos numa mega-operação...
- PUB -